O jogo de tabuleiro é uma ferramenta pedagógica universal, capaz de envolver os estudantes em reflexões, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação sobre suas práticas cotidianas, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico. Este oportuniza explorar conhecimentos científicos de forma prática e divertida, além de ampliar as habilidades socioemocionais, tais como trabalho em equipe, tomada de decisões e resolução de problemas. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar o desenvolvimento do jogo de tabuleiro colaborativo "ALERTA EPIDEMIA: OPERAÇÃO CAPIXABA" e avaliar seu potencial como ferramenta para abordar conteúdos de saúde pública nas aulas de ciências do 7º ano do ensino fundamental, utilizando a abordagem do modelo MDA (Mecânica, Dinâmica e Estética) com posterior análise qualitativa da experiência dos jogadores. O jogo foi baseado em habilidades propostas para o conteúdo de saúde pública na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em jogos com abordagens semelhantes. A narrativa do jogo permite aos estudantes visualizar o mapa do estado do Espírito Santo, criando um ambiente interativo para o aprendizado em saúde através de uma simulação de infecção em grande escala e estratégias de controle e cura para as doenças. No contexto educacional pós pandemia do COVID-19, os conteúdos em saúde pública ganharam destaque em meio a um cenário de fake news e movimentos anti-ciência. Assim, pretendemos demonstrar que elementos importantes, como medidas de prevenção, vacinação e estrutura do sistema de saúde pública são conteúdos que podem ser discutidos por meio de jogos de tabuleiro educacionais e tem potencial de diversificar a experiência de aprendizagem dos estudantes, promovendo envolvimento significativo e efetivo durante a consolidação do processo de ensino-aprendizagem.