Os desafios que integram o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa são múltiplos e se apresentam das mais diversas formas e especificidades nas fases da formação escolar. Dentre esses desafios, o desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo de letramento é um dos principais, estando presente no centro das principais finalidades do ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. As estratégias e metodologias utilizadas pelo professor para promover o desenvolvimento da leitura e escrita enquanto prática social são essenciais no contexto de alcançar o objetivo de aprendizagem, a partir disto, o objetivo do presente trabalho visa abordar as possibilidades de utilização do lúdico como ferramenta didática para aperfeiçoar o Letramento dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos para elaboração do presente trabalho estão constituídos diante de referências bibliográficas que discutem acerca do tema, em uma pesquisa de carácter qualitativo. Os resultados obtidos demonstram que a ludicidade é mais do que jogos, peças teatrais, dinâmicas ou brincadeiras aleatórias: quando pesquisados e utilizados de forma planejada e estratégica mediante os objetivos das disciplinas e aulas, podem em muito contribuir com a aprendizagem dos conteúdos de forma diferencial, colaborando com o trabalho do professor de Português e com os alunos de forma geral, podendo colaborar com a habilidade de leitura e intrepretação de textos