Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Integra uma pesquisa maior vinculada à RIDEP – Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Propõe-se, agora, para o desenvolvimento dessa tese, a realização desta pesquisa na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Frutal. Caracterizado por uma pesquisa quanti-qualitativa, este estudo busca respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais (RS) de Moscovici (2003) e na abordagem estrutural de Abric (2000). Toma como objetivo geral compreender as representações sociais dos professores iniciantes da UEMG, sobre a formação e o desenvolvimento profissional docente. E como objetivos específicos: caracterizar o perfil sociodemográfico dos participantes da pesquisa; analisar as representações sociais dos professores iniciantes da UEMG sobre o desenvolvimento profissional docente; identificar o Núcleo Central e Periférico das referidas representações sociais; discutir, a partir da técnica de grupo focal, as necessidades formativas dos professores, identificadas nas representações sociais. Os participantes serão, aproximadamente, 30 professores iniciante da UEMG/Frutal. Para a coleta dos dados será utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras. Quanto às análises, além do respaldo da Teoria das Representações Sociais será utilizado também a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e os Softwareses EVOC e Iramuteq. Espera-se que esta pesquisa, ao integrar uma Rede, possa contribuir, não só para a construção de novos conhecimentos científicos a partir do contato com os pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e internacionais, mas também possibilitar experiências formativas aos professores iniciantes da UEMG/Frutal que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento profissional destes docentes.