O objetivo deste estudo, de natureza bibliográfico, é apresentar de forma teórica, a partir de leituras e análises da LDB (9.394 de 20 de dezembro de 1996); do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e dos pensamentos de Freire (1996); Silva, Dantas e Amorim (2019) e Zabala (1998), a importância da integração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Educação Profissional e Tecnológica no Centro Profissional e Tecnológico (CPT) - Escola Técnica de Saúde (ETS) da UFPB. De acordo com o PNE em sua meta 10 a oferta da EJA integrada a Educação Profissional e Tecnológica deve ser ampliada nas etapas, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, uma tarefa difícil de ser concretizada, mas que o CPT - ETS/UFPB está dando o pontapé inicial com seus cursos de Formação Inicial e Continuada - FICs e Cursos Técnicos, numa parceria com alguns municípios (João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo). Segundo a LDB, a EJA é uma modalidade de ensino destinado as pessoas, que por alguma razão, não tiveram acesso à educação básica no tempo certo e na idade apropriada. Nesse sentido, a integração da educação profissional e tecnológica tem um papel fundamental na permanência desse aluno na escola e na garantia de tais funções, uma vez que os mesmos já foram excluídos da educação em algum momento de sua vida, e assim a educação profissional necessita pensar num perfil profissional, preparado e habilitado para entender e identificar as demandas do mercado de trabalho, que se deseja formar, compreendendo cada um dentro de sua realidade e especificidades. Contudo, o sucesso do processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade de ensino depende intrinsecamente desse perfil profissional, uma vez que a garantia da permanência desse aluno está vinculada ao incentivo e às habilidades desenvolvidas, construído ao longo do processo educativo.