Para viver e conviver é preciso que cada ser reconheça o seu mundo emocional como parte integrante do processo de autoconhecimento. Pensando assim, propomos neste texto uma viagem para o universo das emoções em um percurso comunicativo. Este texto faz parte do capitulo 03 Vivências cotidianas: as emoções nossas de cada dia e as competências socioemocionais da BNCC da dissertação de mestrado intitulada de: “As competências socioemocionais e o agir comunicativo em sala de aula: entre praticas e ações” apresentada ao programa de Pós Graduação em Ensino – PPGE, da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN) para obtenção do titulo de mestra em ensino. Este texto está na segunda sessão do terceiro capitulo, onde seguimos embalados em um movimento entre Emoção e Comunicação, trazendo para o centro das discussões as emoções, sua relevância para o bem viver de cada um, encontrando subsídios teóricos nos escritos de Casassus (2009), que apresenta a importância e necessidade de buscar um Clima Emocional ideal em sala de aula para o desenvolvimento das aprendizagens que circunscrevem o percurso de desenvolvimento dos estudantes. Assim como, nos escritos de Habermas (2012), trazendo elementos preponderantes referentes ao mundo subjetivo que conecta o viver e o conviver com o outro através das interações intersubjetivas que se evidenciam no mundo vivido por meio de ações comunicativas. Da mesma forma, também buscamos outros teóricos que abordam o universo emocional e os interlocutores que tracejam nas veredas da Teoria da Ação Comunicativa – TAC.