A Educação Ambiental e a Educação em Saúde têm sido colocadas em disciplinas isoladas e, por isso, se produzem ações onde há poucas oportunidades de intercessão entre os conteúdos destes campos. Entretanto, sabe-se que os seus objetos de estudos transitam não apenas dentro dos seus escopos teóricos como também em outras disciplinas. Deste modo, é pertinente revisitar o conceito de temas transversais, apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), com a orientação de inclusão no currículo de temas sociais de modo a levar a contextualização dos conteúdos trabalhados nas salas de aulas. Com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), emergiram os temas contemporâneos transversais (TCTs), com a proposta de valorização não apenas da realidade como da contemporaneidade. Na BNCC são apresentadas seis macro áreas com quinze temas, possibilitando ao docente práticas de ensino preparatórias para a cidadania, para o mercado de trabalho, de formação integral social e cultural. O objetivo da pesquisa, foi realizar um ensaio crítico reflexivo, para cumprir o objetivo de analisar as potencialidades dos temas contemporâneos transversais, presentes na BNCC, na educação em saúde e ambiental. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, com a inclusão de textos da educação ambiental crítica (Carlos Frederico B. Loureiro, Enrique Leff e Marília F. de C. Tozoni-Reis.) e da educação em saúde orientada na promoção da saúde. Em adição, foram analisados os textos dos PNCs e BNCC para a compreensão dos TCTs. Como resultado, emergiram dois subtópicos: no primeiro, apresentação dos campos teóricos da educação ambiental e em saúde e as suas necessárias convergências teóricas e práticas, e no segundo, os desafios e potencialidades da prática docente por meio dos TCTs. O intuito não é apresentar modelos fechados, mas estimular a ação reflexiva e adaptada para uma práxis docente antenada às questões contemporâneas e fomentar a transdisciplinaridade.