CÉLESTIN FREINET: A LIVRE EXPRESSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTÁRIA E HUMANIZADORA ALICERÇADA AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98352 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4908 "inscrito_id" => 7665 "titulo" => "CÉLESTIN FREINET: A LIVRE EXPRESSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTÁRIA E HUMANIZADORA ALICERÇADA AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é adentrar na perspectiva reflexiva ao mundo da livre expressão proposto por Célestin Freinet (1896-1966), para uma alfabetização libertária. Freinet propôs uma pedagogia de aprimoramento do Ensino Aprendizagem para com as crianças, seja Educação Infantil, seja Educação Fundamental, mas capaz de transformar o entendimento sobre a educação para com o outro e dar voz ativa às crianças. O mesmo estabeleceu meios pedagógicos capazes de organizar a cooperação, autonomia e a livre expressão entre as crianças. Com isso, esta pesquisa de campo exploratório, realizada a observação das vivências, que se tornaram extremamente necessárias para a construção de uma educação de qualidade e gratuita, por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como escola campo a Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), será discutida e relacionada com o referencial teórico. A base metodológica está alicerçada nos estudos de Smolka (2013) como processo discursivo. Conclui-se que o Programa de Residência Pedagógica é de extrema importância, uma vez que proporciona aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar a prática docente de forma mais intensa e qualificada. Além disso, o programa contribui para a melhoria do ensino de base, uma vez que os licenciandos atuam diretamente em escolas públicas, buscando elaborar estratégias e metodologias para o ensino de diversas disciplinas. Dessa forma, a teoria e prática vivenciada por meio do PRP são fundamentais para compreender o ensino aprendizagem no âmbito da alfabetização. A reflexão na metodologia Freinetiana nos auxilia na humanização da sociedade e, por meio de suas abordagens didáticas, podemos enriquecer o processo de alfabetização das crianças e possibilitar uma melhor qualidade da educação, promovendo a formação de pessoas mais cidadãs e conscientes de seus direitos e deveres no futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7665_TB4908_19062023161406.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL CARLOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL SANTOS" "autor_email" => "dancarlossan17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98352 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4908 "inscrito_id" => 7665 "titulo" => "CÉLESTIN FREINET: A LIVRE EXPRESSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTÁRIA E HUMANIZADORA ALICERÇADA AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é adentrar na perspectiva reflexiva ao mundo da livre expressão proposto por Célestin Freinet (1896-1966), para uma alfabetização libertária. Freinet propôs uma pedagogia de aprimoramento do Ensino Aprendizagem para com as crianças, seja Educação Infantil, seja Educação Fundamental, mas capaz de transformar o entendimento sobre a educação para com o outro e dar voz ativa às crianças. O mesmo estabeleceu meios pedagógicos capazes de organizar a cooperação, autonomia e a livre expressão entre as crianças. Com isso, esta pesquisa de campo exploratório, realizada a observação das vivências, que se tornaram extremamente necessárias para a construção de uma educação de qualidade e gratuita, por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como escola campo a Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), será discutida e relacionada com o referencial teórico. A base metodológica está alicerçada nos estudos de Smolka (2013) como processo discursivo. Conclui-se que o Programa de Residência Pedagógica é de extrema importância, uma vez que proporciona aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar a prática docente de forma mais intensa e qualificada. Além disso, o programa contribui para a melhoria do ensino de base, uma vez que os licenciandos atuam diretamente em escolas públicas, buscando elaborar estratégias e metodologias para o ensino de diversas disciplinas. Dessa forma, a teoria e prática vivenciada por meio do PRP são fundamentais para compreender o ensino aprendizagem no âmbito da alfabetização. A reflexão na metodologia Freinetiana nos auxilia na humanização da sociedade e, por meio de suas abordagens didáticas, podemos enriquecer o processo de alfabetização das crianças e possibilitar uma melhor qualidade da educação, promovendo a formação de pessoas mais cidadãs e conscientes de seus direitos e deveres no futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7665_TB4908_19062023161406.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL CARLOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL SANTOS" "autor_email" => "dancarlossan17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }