O objetivo do presente trabalho é adentrar na perspectiva reflexiva ao mundo da livre expressão proposto por Célestin Freinet (1896-1966), para uma alfabetização libertária. Freinet propôs uma pedagogia de aprimoramento do Ensino Aprendizagem para com as crianças, seja Educação Infantil, seja Educação Fundamental, mas capaz de transformar o entendimento sobre a educação para com o outro e dar voz ativa às crianças. O mesmo estabeleceu meios pedagógicos capazes de organizar a cooperação, autonomia e a livre expressão entre as crianças. Com isso, esta pesquisa de campo exploratório, realizada a observação das vivências, que se tornaram extremamente necessárias para a construção de uma educação de qualidade e gratuita, por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como escola campo a Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), será discutida e relacionada com o referencial teórico. A base metodológica está alicerçada nos estudos de Smolka (2013) como processo discursivo. Conclui-se que o Programa de Residência Pedagógica é de extrema importância, uma vez que proporciona aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar a prática docente de forma mais intensa e qualificada. Além disso, o programa contribui para a melhoria do ensino de base, uma vez que os licenciandos atuam diretamente em escolas públicas, buscando elaborar estratégias e metodologias para o ensino de diversas disciplinas. Dessa forma, a teoria e prática vivenciada por meio do PRP são fundamentais para compreender o ensino aprendizagem no âmbito da alfabetização. A reflexão na metodologia Freinetiana nos auxilia na humanização da sociedade e, por meio de suas abordagens didáticas, podemos enriquecer o processo de alfabetização das crianças e possibilitar uma melhor qualidade da educação, promovendo a formação de pessoas mais cidadãs e conscientes de seus direitos e deveres no futuro.