A Roda de Conversa é um método de participação coletiva que tem como objetivo proporcionar um espaço de partilha e o confronto de ideias, para possibilitar a liberdade de expressão, o crescimento e compreensão dos conflitos que perpassam tanto o grupo, quanto a esfera individual. Trata-se de uma estratégia política libertadora que permite aos sujeitos construir sentidos para o mundo e o lugar que ocupam. Nessa perspectiva, o presente trabalho relata uma experiência vivenciada no estágio supervisionado em Psicologia Educacional realizado em uma escola pública de modelo integral, localizada na cidade de Campina Grande – PB com o objetivo de propiciar aos alunos do 1º ano B, um espaço de diálogo e expressão de suas opiniões, impressões e reflexões acerca das questões que perpassam o ambiente escolar. Para tanto, utilizou-se a Observação Estruturada a qual consiste na aplicação de cinco estratégias para facilitação de grupos. Com esta estratégia espera-se compreender o contexto em que os alunos estão inseridos e as relações que estes estabelecem com seus pares e com os professores, com o intuito de buscar identificar os conflitos e tensões que perpassam este grupo social na perspectiva de pensar sobre as possibilidades de atuação do psicólogo no cenário educacional.