Este trabalho apresenta um levantamento sobre as demandas de formação de docentes de cursos superiores de Computação em tempos cíbridos. Examina-se a importância na formação docente, tendo em vista a rápida evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a necessidade de adaptação das práticas educativas. No contexto do cibridismo (ANDERS, 2001; FLORIDI, 2015), evidencia-se a busca por interconectar os processos de ensino e de aprendizagem ao contexto onlife em constante transformação, de modo a utilizar metodologias ativas como estratégia pedagógica para envolver os estudantes no processo de aprendizagem. Para tal, o docente precisa ser formado para dominar conhecimentos, que neste trabalho, são definidos por um modelo teórico intitulado Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), traduzido do inglês Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, que descreve a interseção de três tipos de conhecimento essenciais para integrar a tecnologia de forma efetiva às práticas docentes: o Conhecimento Tecnológico (TK); Conhecimento Pedagógico (PK); Conhecimento de Conteúdo (CK), (MISHRA; KOEHLER, 2008). Nesse sentido, dispõe de diferentes habilidades que um professor pode ter para realizar uma aula em um ambiente de aprendizagem com tecnologia, inclusive no curso de Computação. Por vezes, docentes desses cursos até utilizam tecnologias digitais em suas aulas, por ser parte do conteúdo da área, mas não atuam de modo a engajar os estudantes e inseri-los no universo cíbrido da aprendizagem, repetindo práticas expositivas e tradicionais de ensino. Para efetivar esta pesquisa, foi realizado um estudo de caso, seguindo as proposições de Yin (2010) e Gil (2010) com observação de aulas, quando possível, e realização de entrevistas com docentes de cursos de três (3) universidades públicas nordestinas, enfocando quais conhecimentos do modelo TPACK dominam e quais precisam ser formados para dominar, aplicados à aulas norteadas por metodologias ativas.