Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APLICABILIBIDADE DO JOGO DIGITAL BAAMBOOZLE NO ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste resumo é apresentar a aplicabilidade do jogo digital "Baamboozle" em uma turma nível B2 de uma escola de idiomas. "Baamboozle" é uma plataforma interativa baseada em jogos educacionais, projetada para envolver os alunos de forma lúdica e promover a aprendizagem do idioma de maneira divertida. No contexto atual, o ensino de inglês como língua estrangeira tem enfrentado desafios para manter os alunos motivados e engajados. As aulas de níveis mais avançados, por contarem, normalmente, com estudantes mais velhos e abordarem conteúdos mais complexos, podem se tornar monótonas e desestimulantes, resultando em uma baixa eficácia na assimilação do conteúdo. Pensando nisso, é necessário buscar alternativas que despertem o interesse dos alunos e proporcionem uma experiência de aprendizado mais interativa. O "Baamboozle" surge como uma solução promissora nesse cenário. Ele oferece uma variedade de atividades e desafios baseados em perguntas e respostas, abrangendo diferentes aspectos do idioma, como vocabulário, gramática e compreensão oral, além de permitir que os professores personalizam suas atividades, concentrando os jogos para turmas específicas. Os alunos são incentivados a trabalhar em equipe, competir entre si e superar desafios, o que aumenta a motivação e o envolvimento ativo na aula. Estudos preliminares mostraram resultados encorajadores em relação ao uso do "Baamboozle" nesse estágio do aprendizado do idioma. Os alunos relataram um aumento na motivação e, na assimilação mais efetiva do conteúdo. Além disso, observou-se uma melhoria na interação social entre os alunos durante as atividades do jogo. Conclui-se que o jogo contribuiu para o envolvimento e desenvolvimento dos alunos ao longo do semestre letivo.

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