Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORIA PARA A FORMAÇÃO DAS RESIDENTES COMO FUTURAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98072
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4550
    "inscrito_id" => 7722
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORIA PARA A FORMAÇÃO DAS RESIDENTES COMO FUTURAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS"
    "resumo" => "Esse estudo tem como objetivo refletir sobre a importância da preceptoria para a formação das residentes do Programa Residência Pedagógica, Subprojeto do curso de Pedagogia de uma IES estadual, como futuras professoras alfabetizadoras. O intuito do Programa é a imersão dos graduandos em licenciaturas nas instituições da Educação básica, buscando aprimorar suas práticas pedagógicas por meio da experiência em sala de aula enquanto desenvolvem sólidos conhecimentos teóricos, tanto por meio da supervisão do preceptor escolar e do docente orientador. Esta supervisão destina-se a apoiar os discentes no desenvolvimento da sua prática pedagógica, orientar e facilitar a reflexão sobre as atividades de ensino e aprendizagem. Desta forma indagamos: O papel da preceptoria é importante para a formação das residentes como futuras professoras alfabetizadoras? A metodologia se apoia em uma abordagem qualitativa, uma pesquisa exploratória e os dados produzidos por meio de uma entrevista narrativa as 03 preceptoras e 03 residentes do referido subprojeto. O aporte teórico tem como base além dos documentos oficiais da CAPES, autores dentre outros: Tardif (2002); Pimenta; Lima (2004); Nóvoa, (2009); Libâneo (2013); Ferreiro (1985); Soares (2020). Como resultado, é possível auferir que a preceptoria, no caso específico do subprojeto, atua como mediadoras da relação teoria e prática junto aos residentes, por meio dos planejamentos coletivos, orientações sobre o processo de alfabetização e letramento, níveis de escrita das crianças e dificuldades de aprendizagem. Como considerações finais pode-se supor que a preceptoria tem uma importância relevante na formação das residentes como futuras professoras, principalmente por serem professoras alfabetizadoras e por estabelecerem uma relação de parceria na troca de experiências e conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID7722_TB4550_04102023195101.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FÉLIX DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "MARIA APARECIDA"
    "autor_email" => "aparecidafelixdiniz@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98072
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4550
    "inscrito_id" => 7722
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORIA PARA A FORMAÇÃO DAS RESIDENTES COMO FUTURAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS"
    "resumo" => "Esse estudo tem como objetivo refletir sobre a importância da preceptoria para a formação das residentes do Programa Residência Pedagógica, Subprojeto do curso de Pedagogia de uma IES estadual, como futuras professoras alfabetizadoras. O intuito do Programa é a imersão dos graduandos em licenciaturas nas instituições da Educação básica, buscando aprimorar suas práticas pedagógicas por meio da experiência em sala de aula enquanto desenvolvem sólidos conhecimentos teóricos, tanto por meio da supervisão do preceptor escolar e do docente orientador. Esta supervisão destina-se a apoiar os discentes no desenvolvimento da sua prática pedagógica, orientar e facilitar a reflexão sobre as atividades de ensino e aprendizagem. Desta forma indagamos: O papel da preceptoria é importante para a formação das residentes como futuras professoras alfabetizadoras? A metodologia se apoia em uma abordagem qualitativa, uma pesquisa exploratória e os dados produzidos por meio de uma entrevista narrativa as 03 preceptoras e 03 residentes do referido subprojeto. O aporte teórico tem como base além dos documentos oficiais da CAPES, autores dentre outros: Tardif (2002); Pimenta; Lima (2004); Nóvoa, (2009); Libâneo (2013); Ferreiro (1985); Soares (2020). Como resultado, é possível auferir que a preceptoria, no caso específico do subprojeto, atua como mediadoras da relação teoria e prática junto aos residentes, por meio dos planejamentos coletivos, orientações sobre o processo de alfabetização e letramento, níveis de escrita das crianças e dificuldades de aprendizagem. Como considerações finais pode-se supor que a preceptoria tem uma importância relevante na formação das residentes como futuras professoras, principalmente por serem professoras alfabetizadoras e por estabelecerem uma relação de parceria na troca de experiências e conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID7722_TB4550_04102023195101.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FÉLIX DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "MARIA APARECIDA"
    "autor_email" => "aparecidafelixdiniz@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse estudo tem como objetivo refletir sobre a importância da preceptoria para a formação das residentes do Programa Residência Pedagógica, Subprojeto do curso de Pedagogia de uma IES estadual, como futuras professoras alfabetizadoras. O intuito do Programa é a imersão dos graduandos em licenciaturas nas instituições da Educação básica, buscando aprimorar suas práticas pedagógicas por meio da experiência em sala de aula enquanto desenvolvem sólidos conhecimentos teóricos, tanto por meio da supervisão do preceptor escolar e do docente orientador. Esta supervisão destina-se a apoiar os discentes no desenvolvimento da sua prática pedagógica, orientar e facilitar a reflexão sobre as atividades de ensino e aprendizagem. Desta forma indagamos: O papel da preceptoria é importante para a formação das residentes como futuras professoras alfabetizadoras? A metodologia se apoia em uma abordagem qualitativa, uma pesquisa exploratória e os dados produzidos por meio de uma entrevista narrativa as 03 preceptoras e 03 residentes do referido subprojeto. O aporte teórico tem como base além dos documentos oficiais da CAPES, autores dentre outros: Tardif (2002); Pimenta; Lima (2004); Nóvoa, (2009); Libâneo (2013); Ferreiro (1985); Soares (2020). Como resultado, é possível auferir que a preceptoria, no caso específico do subprojeto, atua como mediadoras da relação teoria e prática junto aos residentes, por meio dos planejamentos coletivos, orientações sobre o processo de alfabetização e letramento, níveis de escrita das crianças e dificuldades de aprendizagem. Como considerações finais pode-se supor que a preceptoria tem uma importância relevante na formação das residentes como futuras professoras, principalmente por serem professoras alfabetizadoras e por estabelecerem uma relação de parceria na troca de experiências e conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.