O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre a importância da ludicidade, utilizada como recurso para auxiliar no processo de alfabetização dos alunos do ensino fundamental (anos iniciais) da rede estadual mineira, alunos com necessidades educacionais especiais. Justifica-se o presente estudo pela observação de que professores dos anos iniciais utilizam jogos e brincadeiras como integrantes do processo educacional. A ludicidade instiga o aluno a usar a imaginação e é um ótimo aliado para que alunos com necessidades especiais consigam realizar o que está sendo proposto pelo professor (apoio/regente); pode ser usada também como uma forma de sondagem prazerosa para que o aluno demonstre de uma forma mais livre o que sabe (BRASIL, 2007). A alfabetização é um processo desafiador para o aluno, portanto necessita de uma sequência respeitando as particularidades de cada criança, seu tempo de aprendizagem e evidenciando os conhecimentos prévios de cada criança. Deve-se incluir o aluno fazendo com que ele seja o autor da sua alfabetização e se interesse assim pelo que está sendo proposto a ele. O relato de experiência aponta avanços no processo de ensino-aprendizagem dessas crianças, após o uso de estratégias lúdicas.