Esta pesquisa tem como intuito abordar, os desafios dos estudantes ribeirinhos do 3º ano do Ensino Médio da ilha de São João dos Ramos do Município de São Caetano de Odivelas em ingressar no Ensino Superior. O tema escolhido leva em consideração as vivências pessoais no qual enfrentei desafios e reflete sobre as ausências de políticas públicas principalmente educacional mediante o acesso ao ensino superior. A realização deste trabalho contou com uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e levantamento bibliográfico sobre as pesquisas relacionadas à educação do campo. Nesse sentido, o referencial teórico se alicerçou nos autores: Ferreiro (2013), Hage (2017) E Silva (2016). O objetivo deste estudo é identificar as dificuldades estudantis de alunos ribeirinhos do ensino médio. Contudo os resultados mostraram que os alunos da Ilha de São João dos Ramos enfrentam diversos dificuldades na permanência no ensino médio, devido ao fator geográfico que implica no deslocamento dos alunos até a escola, econômico por serem de baixa renda e social uma vez que não são ofertadas oportunidades e visão de qualidade de vida para esses alunos, apesar das problemáticas evidenciadas, os dois estudantes entrevistados tem perspectivas e sonhos diferentes para o futuro após o ensino médio, bem como curso técnico de ensino e ensino superior.