A utilização de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da física é algo cada vez mais exigido devido ao novo perfil de sociedade, escola e aluno. Os recursos computacionais podem promover no processo de ensino e aprendizagem da física, novas formas de ensinar, aprender e pensar tendo em vista os mais variados recursos e sua flexibilidade. Mediante o exposto e na perspectiva de promover um processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da termodinâmica para alunos do segundo ano do ensino médio, este trabalho tem como finalidade elaborar animações virtuais e interativas, de fácil compreensão. A motivação desse trabalho surgiu da necessidade, de apresentar uma solução que pode minimizar os problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem da física e tornar o processo mais eficiente para que os alunos o entendam como um processo de construção do conhecimento. As animações virtuais interativas foram elaboradas com o programa Power Point, por oferecer grade vantagem por ser fácil de manusear, além de exigir pouca memória para seu armazenamento o que não o torna lento quando for ser visualizado. Apresentam uma interface com recursos simples, sendo acionada com apenas um clique duplo pelo o usuário. As animações constam-se no total de 16 (dezesseis) e são valiosas no sentido em que elas tornam visíveis os processos que não são fáceis de serem vistos e descritos mediantes apenas quadro, pincel e palavras.