Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A UTILIZAÇÃO DE ANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS NO ENSINO DA TERMODINÂMICA

Palavra-chaves: ANIMAÇÕES VIRTUAIS, ENSINO, TERMODINÂMICA Pôster (PO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9932
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 657
    "inscrito_id" => 1083
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE ANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS NO ENSINO DA TERMODINÂMICA"
    "resumo" => "A utilização de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da física é algo cada vez mais exigido devido ao novo perfil de sociedade, escola e aluno. Os recursos computacionais podem promover no processo de ensino e aprendizagem da física, novas formas de ensinar, aprender e pensar tendo em vista os mais variados recursos e sua flexibilidade. Mediante o exposto e na perspectiva de promover um processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da termodinâmica para alunos do segundo ano do ensino médio, este trabalho tem como finalidade elaborar animações virtuais e interativas, de fácil compreensão. A motivação desse trabalho surgiu da necessidade, de apresentar uma solução que pode minimizar os problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem da física e tornar o processo mais eficiente para que os alunos o entendam como um processo de construção do conhecimento. As animações virtuais interativas foram elaboradas com o programa Power Point, por oferecer grade vantagem por ser fácil de manusear, além de exigir pouca memória para seu armazenamento o que não o torna lento quando for ser visualizado. Apresentam uma interface com recursos simples, sendo acionada com apenas um clique duplo pelo o usuário. As animações constam-se no total de 16 (dezesseis) e são valiosas no sentido em que elas tornam visíveis os processos que não são fáceis de serem vistos e descritos mediantes apenas quadro, pincel e palavras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ANIMAÇÕES VIRTUAIS, ENSINO, TERMODINÂMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_15_51_48_idinscrito_1083_edef33fc6eb6474341185c12baf629f6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BOSCO ABRANTES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR"
    "autor_email" => "jbaj25@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9932
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 657
    "inscrito_id" => 1083
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE ANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS NO ENSINO DA TERMODINÂMICA"
    "resumo" => "A utilização de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da física é algo cada vez mais exigido devido ao novo perfil de sociedade, escola e aluno. Os recursos computacionais podem promover no processo de ensino e aprendizagem da física, novas formas de ensinar, aprender e pensar tendo em vista os mais variados recursos e sua flexibilidade. Mediante o exposto e na perspectiva de promover um processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da termodinâmica para alunos do segundo ano do ensino médio, este trabalho tem como finalidade elaborar animações virtuais e interativas, de fácil compreensão. A motivação desse trabalho surgiu da necessidade, de apresentar uma solução que pode minimizar os problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem da física e tornar o processo mais eficiente para que os alunos o entendam como um processo de construção do conhecimento. As animações virtuais interativas foram elaboradas com o programa Power Point, por oferecer grade vantagem por ser fácil de manusear, além de exigir pouca memória para seu armazenamento o que não o torna lento quando for ser visualizado. Apresentam uma interface com recursos simples, sendo acionada com apenas um clique duplo pelo o usuário. As animações constam-se no total de 16 (dezesseis) e são valiosas no sentido em que elas tornam visíveis os processos que não são fáceis de serem vistos e descritos mediantes apenas quadro, pincel e palavras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ANIMAÇÕES VIRTUAIS, ENSINO, TERMODINÂMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_15_51_48_idinscrito_1083_edef33fc6eb6474341185c12baf629f6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BOSCO ABRANTES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR"
    "autor_email" => "jbaj25@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A utilização de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da física é algo cada vez mais exigido devido ao novo perfil de sociedade, escola e aluno. Os recursos computacionais podem promover no processo de ensino e aprendizagem da física, novas formas de ensinar, aprender e pensar tendo em vista os mais variados recursos e sua flexibilidade. Mediante o exposto e na perspectiva de promover um processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da termodinâmica para alunos do segundo ano do ensino médio, este trabalho tem como finalidade elaborar animações virtuais e interativas, de fácil compreensão. A motivação desse trabalho surgiu da necessidade, de apresentar uma solução que pode minimizar os problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem da física e tornar o processo mais eficiente para que os alunos o entendam como um processo de construção do conhecimento. As animações virtuais interativas foram elaboradas com o programa Power Point, por oferecer grade vantagem por ser fácil de manusear, além de exigir pouca memória para seu armazenamento o que não o torna lento quando for ser visualizado. Apresentam uma interface com recursos simples, sendo acionada com apenas um clique duplo pelo o usuário. As animações constam-se no total de 16 (dezesseis) e são valiosas no sentido em que elas tornam visíveis os processos que não são fáceis de serem vistos e descritos mediantes apenas quadro, pincel e palavras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.