Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO DE FILOSOFIA

Palavra-chaves: PIBID/FILOSOFIA, ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10027
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 518
    "inscrito_id" => 310
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO DE FILOSOFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho procura expor as contribuições do Pibid na formação do graduando em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba, bem como compreender os desafios que esta disciplina enfrenta no cenário atual do Ensino Médio. A Metodologia para a elaboração deste texto consiste na pesquisa das Orientações Curriculares Nacionais para Filosofia (2006), texto de autores que tratam do ensino da filosofia, bem como de observações feitas pelas atividades do Pibid na Escola Nenzinha da Cunha Lima. A importância da qualidade educacional está no núcleo das condições para que o país se torne mais equitativo em suas ofertas educacionais, profissionais e principalmente, os da formação de professores. O Pibid é um programa para o aprimoramento e a valorização da formação de professores para a educação básica, com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros docentes e as salas de aula da rede pública. O PIBID oferece ao graduando, a possibilidade de vivenciar juntamente com o professor o dia-a-dia da disciplina, refletindo juntamente com ele as possíveis intervenções na sala de aula tendo em vista um melhor aproveitamento dos conteúdos. Nas observações feitas na escola vai-se percebendo que a disciplina de Filosofia ainda é campo desafiador, a Filosofia ainda é vista como uma matéria difícil e sem serventia para a vida prática. Neste sentido, a presença do graduando na sala de aula durante a sua formação permite um contato permanente com o professor, a disciplina, alunos e o seu futuro espaço de atuação, compreendendo desde já os desafios que a disciplina e o professor enfrentam dentro da escola. Este trabalho conclui que o Pibid/Filosofia contribui com a formação do futuro docente e da construção da sua didática com base na sua concepção de filosofia, permitindo que o estudante possa encontrar ou desenvolver sua forma de ser professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "PIBID/FILOSOFIA, ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_22_23_41_idinscrito_310_a0338b67f6101018d65dfb4fc02ba964.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS MARCÍLIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS MARCÍLIO"
    "autor_email" => "marcilio.uepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10027
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 518
    "inscrito_id" => 310
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO DE FILOSOFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho procura expor as contribuições do Pibid na formação do graduando em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba, bem como compreender os desafios que esta disciplina enfrenta no cenário atual do Ensino Médio. A Metodologia para a elaboração deste texto consiste na pesquisa das Orientações Curriculares Nacionais para Filosofia (2006), texto de autores que tratam do ensino da filosofia, bem como de observações feitas pelas atividades do Pibid na Escola Nenzinha da Cunha Lima. A importância da qualidade educacional está no núcleo das condições para que o país se torne mais equitativo em suas ofertas educacionais, profissionais e principalmente, os da formação de professores. O Pibid é um programa para o aprimoramento e a valorização da formação de professores para a educação básica, com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros docentes e as salas de aula da rede pública. O PIBID oferece ao graduando, a possibilidade de vivenciar juntamente com o professor o dia-a-dia da disciplina, refletindo juntamente com ele as possíveis intervenções na sala de aula tendo em vista um melhor aproveitamento dos conteúdos. Nas observações feitas na escola vai-se percebendo que a disciplina de Filosofia ainda é campo desafiador, a Filosofia ainda é vista como uma matéria difícil e sem serventia para a vida prática. Neste sentido, a presença do graduando na sala de aula durante a sua formação permite um contato permanente com o professor, a disciplina, alunos e o seu futuro espaço de atuação, compreendendo desde já os desafios que a disciplina e o professor enfrentam dentro da escola. Este trabalho conclui que o Pibid/Filosofia contribui com a formação do futuro docente e da construção da sua didática com base na sua concepção de filosofia, permitindo que o estudante possa encontrar ou desenvolver sua forma de ser professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "PIBID/FILOSOFIA, ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_22_23_41_idinscrito_310_a0338b67f6101018d65dfb4fc02ba964.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS MARCÍLIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS MARCÍLIO"
    "autor_email" => "marcilio.uepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho procura expor as contribuições do Pibid na formação do graduando em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba, bem como compreender os desafios que esta disciplina enfrenta no cenário atual do Ensino Médio. A Metodologia para a elaboração deste texto consiste na pesquisa das Orientações Curriculares Nacionais para Filosofia (2006), texto de autores que tratam do ensino da filosofia, bem como de observações feitas pelas atividades do Pibid na Escola Nenzinha da Cunha Lima. A importância da qualidade educacional está no núcleo das condições para que o país se torne mais equitativo em suas ofertas educacionais, profissionais e principalmente, os da formação de professores. O Pibid é um programa para o aprimoramento e a valorização da formação de professores para a educação básica, com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros docentes e as salas de aula da rede pública. O PIBID oferece ao graduando, a possibilidade de vivenciar juntamente com o professor o dia-a-dia da disciplina, refletindo juntamente com ele as possíveis intervenções na sala de aula tendo em vista um melhor aproveitamento dos conteúdos. Nas observações feitas na escola vai-se percebendo que a disciplina de Filosofia ainda é campo desafiador, a Filosofia ainda é vista como uma matéria difícil e sem serventia para a vida prática. Neste sentido, a presença do graduando na sala de aula durante a sua formação permite um contato permanente com o professor, a disciplina, alunos e o seu futuro espaço de atuação, compreendendo desde já os desafios que a disciplina e o professor enfrentam dentro da escola. Este trabalho conclui que o Pibid/Filosofia contribui com a formação do futuro docente e da construção da sua didática com base na sua concepção de filosofia, permitindo que o estudante possa encontrar ou desenvolver sua forma de ser professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.