O PROFESSOR NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA: AVANÇOS E RUPTURAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9790 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 1394 "titulo" => "O PROFESSOR NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA: AVANÇOS E RUPTURAS" "resumo" => "Vivemos hoje em uma sociedade centrada no viés da tecnologia, onde o analógico aos poucos sai de cena, para abrir espaço para um mundo digital. No campo educacional, tais avanços tomaram um significado singular, proporcionando uma melhor interação entre professores e alunos. Tais mudanças em linhas gerais trazem certo desconforto, em virtude de muitos profissionais não se sentirem muito a vontade em aprender e usar as diversas tecnologias disponíveis no ambiente escolar. Nesse contexto, é de suma importância para os docentes nos dias de hoje, estarem atentos às mudanças tecidas pelas tecnologias, aspecto que vem a melhorar o desenvolvimento de práticas inovadoras, possibilitando assim uma melhor interação com o aluno no processo de construção do saber. Nessa perspectiva buscamos ao longo do presente estudo analisar o papel do professor face ao advento das novas tecnologias, sendo nossos objetivos específicos os seguintes: Compreender o imperativo da formação docente num cenário tecnológico; perceber as mudanças e avanços ocasionados pela tecnologias na atuação dos docentes; destacar a importância da formação numa perspectiva para uso das tecnologias. Nosso trabalho, vislumbra como um estudo de cunho bibliográfico, tendo como principal suporte os estudos tecidos por: Morais (1997); Kalink (1999); Freire (2000) entre outros. Ao concluir nossas reflexões, percebemos que embora bastante evidente no cenário atual, as tecnologias ainda oportuniza um amplo debate no que tange a formação docente, além de ampliar o processo de aprendizagem dos educandos de forma mais significativa, uma vez que aproxima-se da realidade onde este educando está inserido, em meio a tecnologia que emerge a cada instante no seio da sociedade, e que todavia, não deve ser ignorada pela escola. Desta feita, cabe aos docentes se apropriar dessa vertente, como forma de melhorar sua prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_10_46_30_idinscrito_1394_327ed43e10ad234dd713014b87f3cdd1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA DANIELE ARAÚJO FARIAS" "autor_nome_curto" => "CARLA DANIELE" "autor_email" => "carladanyele_@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9790 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 1394 "titulo" => "O PROFESSOR NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA: AVANÇOS E RUPTURAS" "resumo" => "Vivemos hoje em uma sociedade centrada no viés da tecnologia, onde o analógico aos poucos sai de cena, para abrir espaço para um mundo digital. No campo educacional, tais avanços tomaram um significado singular, proporcionando uma melhor interação entre professores e alunos. Tais mudanças em linhas gerais trazem certo desconforto, em virtude de muitos profissionais não se sentirem muito a vontade em aprender e usar as diversas tecnologias disponíveis no ambiente escolar. Nesse contexto, é de suma importância para os docentes nos dias de hoje, estarem atentos às mudanças tecidas pelas tecnologias, aspecto que vem a melhorar o desenvolvimento de práticas inovadoras, possibilitando assim uma melhor interação com o aluno no processo de construção do saber. Nessa perspectiva buscamos ao longo do presente estudo analisar o papel do professor face ao advento das novas tecnologias, sendo nossos objetivos específicos os seguintes: Compreender o imperativo da formação docente num cenário tecnológico; perceber as mudanças e avanços ocasionados pela tecnologias na atuação dos docentes; destacar a importância da formação numa perspectiva para uso das tecnologias. Nosso trabalho, vislumbra como um estudo de cunho bibliográfico, tendo como principal suporte os estudos tecidos por: Morais (1997); Kalink (1999); Freire (2000) entre outros. Ao concluir nossas reflexões, percebemos que embora bastante evidente no cenário atual, as tecnologias ainda oportuniza um amplo debate no que tange a formação docente, além de ampliar o processo de aprendizagem dos educandos de forma mais significativa, uma vez que aproxima-se da realidade onde este educando está inserido, em meio a tecnologia que emerge a cada instante no seio da sociedade, e que todavia, não deve ser ignorada pela escola. Desta feita, cabe aos docentes se apropriar dessa vertente, como forma de melhorar sua prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_10_46_30_idinscrito_1394_327ed43e10ad234dd713014b87f3cdd1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA DANIELE ARAÚJO FARIAS" "autor_nome_curto" => "CARLA DANIELE" "autor_email" => "carladanyele_@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }