Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PROFESSOR NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA: AVANÇOS E RUPTURAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE Pôster (PO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9790
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 1394
    "titulo" => "O PROFESSOR NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA: AVANÇOS E RUPTURAS"
    "resumo" => "Vivemos hoje em uma sociedade centrada no viés da tecnologia, onde o analógico aos poucos sai de cena, para abrir espaço para um mundo digital. No campo educacional, tais avanços tomaram um significado singular, proporcionando uma melhor interação entre professores e alunos. Tais mudanças em linhas gerais trazem certo desconforto, em virtude de muitos profissionais não se sentirem muito a vontade em aprender e usar as diversas tecnologias disponíveis no ambiente escolar. Nesse contexto, é de suma importância para os docentes nos dias de hoje, estarem atentos às mudanças tecidas pelas tecnologias, aspecto que vem a melhorar o desenvolvimento de práticas inovadoras, possibilitando assim uma melhor interação com o aluno no processo de construção do saber. Nessa perspectiva buscamos ao longo do presente estudo analisar o papel do professor face ao advento das novas tecnologias, sendo nossos objetivos específicos os seguintes: Compreender o imperativo da formação docente num cenário tecnológico; perceber as mudanças e avanços ocasionados pela tecnologias na atuação dos docentes; destacar a importância da formação numa perspectiva para uso das tecnologias. Nosso trabalho, vislumbra como um estudo de cunho bibliográfico, tendo como principal suporte os estudos tecidos por: Morais (1997); Kalink (1999); Freire (2000) entre outros. Ao concluir nossas reflexões, percebemos que embora bastante evidente no cenário atual, as tecnologias ainda oportuniza um amplo debate no que tange a formação docente, além de ampliar o processo de aprendizagem dos educandos de forma mais significativa, uma vez que aproxima-se da realidade onde este educando está inserido, em meio a tecnologia que emerge a cada instante no seio da sociedade, e que todavia, não deve ser ignorada pela escola. Desta feita, cabe aos docentes se apropriar dessa vertente, como forma de melhorar sua prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_10_46_30_idinscrito_1394_327ed43e10ad234dd713014b87f3cdd1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DANIELE ARAÚJO FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "CARLA DANIELE"
    "autor_email" => "carladanyele_@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9790
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 1394
    "titulo" => "O PROFESSOR NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA: AVANÇOS E RUPTURAS"
    "resumo" => "Vivemos hoje em uma sociedade centrada no viés da tecnologia, onde o analógico aos poucos sai de cena, para abrir espaço para um mundo digital. No campo educacional, tais avanços tomaram um significado singular, proporcionando uma melhor interação entre professores e alunos. Tais mudanças em linhas gerais trazem certo desconforto, em virtude de muitos profissionais não se sentirem muito a vontade em aprender e usar as diversas tecnologias disponíveis no ambiente escolar. Nesse contexto, é de suma importância para os docentes nos dias de hoje, estarem atentos às mudanças tecidas pelas tecnologias, aspecto que vem a melhorar o desenvolvimento de práticas inovadoras, possibilitando assim uma melhor interação com o aluno no processo de construção do saber. Nessa perspectiva buscamos ao longo do presente estudo analisar o papel do professor face ao advento das novas tecnologias, sendo nossos objetivos específicos os seguintes: Compreender o imperativo da formação docente num cenário tecnológico; perceber as mudanças e avanços ocasionados pela tecnologias na atuação dos docentes; destacar a importância da formação numa perspectiva para uso das tecnologias. Nosso trabalho, vislumbra como um estudo de cunho bibliográfico, tendo como principal suporte os estudos tecidos por: Morais (1997); Kalink (1999); Freire (2000) entre outros. Ao concluir nossas reflexões, percebemos que embora bastante evidente no cenário atual, as tecnologias ainda oportuniza um amplo debate no que tange a formação docente, além de ampliar o processo de aprendizagem dos educandos de forma mais significativa, uma vez que aproxima-se da realidade onde este educando está inserido, em meio a tecnologia que emerge a cada instante no seio da sociedade, e que todavia, não deve ser ignorada pela escola. Desta feita, cabe aos docentes se apropriar dessa vertente, como forma de melhorar sua prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_10_46_30_idinscrito_1394_327ed43e10ad234dd713014b87f3cdd1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DANIELE ARAÚJO FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "CARLA DANIELE"
    "autor_email" => "carladanyele_@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Vivemos hoje em uma sociedade centrada no viés da tecnologia, onde o analógico aos poucos sai de cena, para abrir espaço para um mundo digital. No campo educacional, tais avanços tomaram um significado singular, proporcionando uma melhor interação entre professores e alunos. Tais mudanças em linhas gerais trazem certo desconforto, em virtude de muitos profissionais não se sentirem muito a vontade em aprender e usar as diversas tecnologias disponíveis no ambiente escolar. Nesse contexto, é de suma importância para os docentes nos dias de hoje, estarem atentos às mudanças tecidas pelas tecnologias, aspecto que vem a melhorar o desenvolvimento de práticas inovadoras, possibilitando assim uma melhor interação com o aluno no processo de construção do saber. Nessa perspectiva buscamos ao longo do presente estudo analisar o papel do professor face ao advento das novas tecnologias, sendo nossos objetivos específicos os seguintes: Compreender o imperativo da formação docente num cenário tecnológico; perceber as mudanças e avanços ocasionados pela tecnologias na atuação dos docentes; destacar a importância da formação numa perspectiva para uso das tecnologias. Nosso trabalho, vislumbra como um estudo de cunho bibliográfico, tendo como principal suporte os estudos tecidos por: Morais (1997); Kalink (1999); Freire (2000) entre outros. Ao concluir nossas reflexões, percebemos que embora bastante evidente no cenário atual, as tecnologias ainda oportuniza um amplo debate no que tange a formação docente, além de ampliar o processo de aprendizagem dos educandos de forma mais significativa, uma vez que aproxima-se da realidade onde este educando está inserido, em meio a tecnologia que emerge a cada instante no seio da sociedade, e que todavia, não deve ser ignorada pela escola. Desta feita, cabe aos docentes se apropriar dessa vertente, como forma de melhorar sua prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.