Este trabalho tem o objetivo de socializar o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), no Campus Porto Velho Calama. A reformulação se estabeleceu diante do desmonte promovido pela reforma do Ensino Médio que intensificou a desregulamentação das políticas educacionais, promovendo o aligeiramento dos processos formativos. No âmbito do IFRO, a desregulamentação impactou na redução do aporte financeiro, culminando no processo de reestruturação curricular do tempo de integralização do EMI de 4 anos para 3 anos, e que, consequentemente, impactou no tempo de permanência dos estudantes na instituição e em suas condições. Diante desse contexto, buscou-se por meio da autonomia institucional e didático-pedagógica, alternativas para o fortalecimento do Ensino Médio Integrado ancorado nos princípios de uma formação humana omnilateral e politécnica. Desse modo, a reformulação dos PPCs, se assinalou como pressuposto para continuidade da oferta do EMI, garantindo todos os componentes curriculares, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a integração curricular e sua oferta em tempo integral. Nessa perspectiva, o trabalho de reformulação foi subsidiado pelos pressupostos teóricos de Kuenzer (1989; 2001), Frigotto (2005; 2018), Ramos (2005; 2008; 2011) e Ciavatta (2005; 2011). À luz das necessidades elencadas, partiu-se do processo formativo da comunidade escolar, com o propósito de fomentar as reflexões teóricas necessárias à compreensão das peculiaridades do EMI. Posteriormente, constituiu-se os grupos de trabalho destinados a realizarem o processo de diagnóstico e as alterações necessárias nos PPCs. Finalizou-se o processo com a implementação dos PPCs no ano de 2021, viabilizando a oferta do EMI em tempo integral, as práticas de integração curricular que, consequentemente, estão fomentando uma mudança na organização didático-pedagógica e a inserção da pesquisa e da extensão no processo de ensino e aprendizagem.