Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFORMULAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM EXPERIÊNCIA NO IFRO CAMPUS PORTO VELHO CALAMA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95659
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1338
    "inscrito_id" => 12508
    "titulo" => "REFORMULAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM EXPERIÊNCIA NO IFRO CAMPUS PORTO VELHO CALAMA"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de socializar o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), no Campus Porto Velho Calama. A reformulação se estabeleceu diante do desmonte promovido pela reforma do Ensino Médio que intensificou a desregulamentação das políticas educacionais, promovendo o aligeiramento dos processos formativos. No âmbito do IFRO, a desregulamentação impactou na redução do aporte financeiro, culminando no processo de reestruturação curricular do tempo de integralização do EMI de 4 anos para 3 anos, e que, consequentemente, impactou no tempo de permanência dos estudantes na instituição e em suas condições. Diante desse contexto, buscou-se por meio da autonomia institucional e didático-pedagógica, alternativas para o fortalecimento do Ensino Médio Integrado ancorado nos princípios de uma formação humana omnilateral e politécnica. Desse modo, a reformulação dos PPCs, se assinalou como pressuposto para continuidade da oferta do EMI, garantindo todos os componentes curriculares, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a integração curricular e sua oferta em tempo integral. Nessa perspectiva, o trabalho de reformulação foi subsidiado pelos pressupostos teóricos de Kuenzer (1989; 2001), Frigotto (2005; 2018), Ramos (2005; 2008; 2011) e Ciavatta (2005; 2011). À luz das necessidades elencadas, partiu-se do processo formativo da comunidade escolar, com o propósito de fomentar as reflexões teóricas necessárias à compreensão das peculiaridades do EMI. Posteriormente, constituiu-se os grupos de trabalho destinados a realizarem o processo de diagnóstico e as alterações necessárias nos PPCs. Finalizou-se o processo com a implementação dos PPCs no ano de 2021, viabilizando a oferta do EMI em tempo integral, as práticas de integração curricular que, consequentemente, estão fomentando uma mudança na organização didático-pedagógica e a inserção da pesquisa e da extensão no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65958ed8b9a8d_03012024134408.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-03 13:44:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEDELI FERRAZZO"
    "autor_nome_curto" => "GEDELI"
    "autor_email" => "gedeli.ferrazzo@ifro.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95659
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1338
    "inscrito_id" => 12508
    "titulo" => "REFORMULAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM EXPERIÊNCIA NO IFRO CAMPUS PORTO VELHO CALAMA"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de socializar o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), no Campus Porto Velho Calama. A reformulação se estabeleceu diante do desmonte promovido pela reforma do Ensino Médio que intensificou a desregulamentação das políticas educacionais, promovendo o aligeiramento dos processos formativos. No âmbito do IFRO, a desregulamentação impactou na redução do aporte financeiro, culminando no processo de reestruturação curricular do tempo de integralização do EMI de 4 anos para 3 anos, e que, consequentemente, impactou no tempo de permanência dos estudantes na instituição e em suas condições. Diante desse contexto, buscou-se por meio da autonomia institucional e didático-pedagógica, alternativas para o fortalecimento do Ensino Médio Integrado ancorado nos princípios de uma formação humana omnilateral e politécnica. Desse modo, a reformulação dos PPCs, se assinalou como pressuposto para continuidade da oferta do EMI, garantindo todos os componentes curriculares, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a integração curricular e sua oferta em tempo integral. Nessa perspectiva, o trabalho de reformulação foi subsidiado pelos pressupostos teóricos de Kuenzer (1989; 2001), Frigotto (2005; 2018), Ramos (2005; 2008; 2011) e Ciavatta (2005; 2011). À luz das necessidades elencadas, partiu-se do processo formativo da comunidade escolar, com o propósito de fomentar as reflexões teóricas necessárias à compreensão das peculiaridades do EMI. Posteriormente, constituiu-se os grupos de trabalho destinados a realizarem o processo de diagnóstico e as alterações necessárias nos PPCs. Finalizou-se o processo com a implementação dos PPCs no ano de 2021, viabilizando a oferta do EMI em tempo integral, as práticas de integração curricular que, consequentemente, estão fomentando uma mudança na organização didático-pedagógica e a inserção da pesquisa e da extensão no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65958ed8b9a8d_03012024134408.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-03 13:44:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEDELI FERRAZZO"
    "autor_nome_curto" => "GEDELI"
    "autor_email" => "gedeli.ferrazzo@ifro.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de socializar o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), no Campus Porto Velho Calama. A reformulação se estabeleceu diante do desmonte promovido pela reforma do Ensino Médio que intensificou a desregulamentação das políticas educacionais, promovendo o aligeiramento dos processos formativos. No âmbito do IFRO, a desregulamentação impactou na redução do aporte financeiro, culminando no processo de reestruturação curricular do tempo de integralização do EMI de 4 anos para 3 anos, e que, consequentemente, impactou no tempo de permanência dos estudantes na instituição e em suas condições. Diante desse contexto, buscou-se por meio da autonomia institucional e didático-pedagógica, alternativas para o fortalecimento do Ensino Médio Integrado ancorado nos princípios de uma formação humana omnilateral e politécnica. Desse modo, a reformulação dos PPCs, se assinalou como pressuposto para continuidade da oferta do EMI, garantindo todos os componentes curriculares, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a integração curricular e sua oferta em tempo integral. Nessa perspectiva, o trabalho de reformulação foi subsidiado pelos pressupostos teóricos de Kuenzer (1989; 2001), Frigotto (2005; 2018), Ramos (2005; 2008; 2011) e Ciavatta (2005; 2011). À luz das necessidades elencadas, partiu-se do processo formativo da comunidade escolar, com o propósito de fomentar as reflexões teóricas necessárias à compreensão das peculiaridades do EMI. Posteriormente, constituiu-se os grupos de trabalho destinados a realizarem o processo de diagnóstico e as alterações necessárias nos PPCs. Finalizou-se o processo com a implementação dos PPCs no ano de 2021, viabilizando a oferta do EMI em tempo integral, as práticas de integração curricular que, consequentemente, estão fomentando uma mudança na organização didático-pedagógica e a inserção da pesquisa e da extensão no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.