Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOGRAFIA EM TELA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E DE DISCIPLINAS NA ÁREA DE AMBIENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100291
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7453
    "inscrito_id" => 8894
    "titulo" => "GEOGRAFIA EM TELA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E DE DISCIPLINAS NA ÁREA DE AMBIENTE"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral apresentar os resultados do Projeto Geografia em Tela que vem sendo implementado nas disciplinas de Geografia e da área de Ambiente. Esse projeto visa aprimorar o ensino de Geografia através do aprofundamento teórico-metodológico das categorias de análises geográficas (espaço, território, lugar, paisagem e região) debatidos por autores clássicos e contemporâneos, bem como por meio da arte, que expressam transformações socioespaciais e ambientais. Os estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) - Campus Ouricuri são instigados a pensar o espaço geográfico de modo crítico, no âmbito do Paradigma da Sustentabilidade. Para tanto, a fundamentação teórico-metodológica tem como base autores da Geografia e de áreas afins, tais como: Andrade (2006), Castro e Gomes (2005), Corrêa e Rosendahl (2003), Eagleton (2011), Haesbaert (2004, 2002), Leff (2001), Marandola e Gratão (2010), Moreira (2010), Santos e Silveira (2010), Santos (1994, 1997), Souza (2005), entre outros. A partir da apresentação e debate sobre a Geografia e sua epistemologia, objeto de estudo e categorias de análises, as teorias, conceitos e temas são abordados com a realização de trabalhos e atividades que relacionam a Geografia com a arte. O desenho, a pintura, a xilogravura, a poesia e a música são utilizados como recursos metodológicos nas aulas de Geografia e em atividades realizadas na Semana de Humanidades do Campus Ouricuri, para promover um ensino de qualidade por meio da junção de atividades acadêmicas e de experiências empíricas dos estudantes em suas comunidades, trazendo-as para o debate no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8894_TB7453_20062023231337.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALECSANDRA PEREIRA DA COSTA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALECSANDRA"
    "autor_email" => "alecsandra.moreira@ifsert"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100291
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7453
    "inscrito_id" => 8894
    "titulo" => "GEOGRAFIA EM TELA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E DE DISCIPLINAS NA ÁREA DE AMBIENTE"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral apresentar os resultados do Projeto Geografia em Tela que vem sendo implementado nas disciplinas de Geografia e da área de Ambiente. Esse projeto visa aprimorar o ensino de Geografia através do aprofundamento teórico-metodológico das categorias de análises geográficas (espaço, território, lugar, paisagem e região) debatidos por autores clássicos e contemporâneos, bem como por meio da arte, que expressam transformações socioespaciais e ambientais. Os estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) - Campus Ouricuri são instigados a pensar o espaço geográfico de modo crítico, no âmbito do Paradigma da Sustentabilidade. Para tanto, a fundamentação teórico-metodológica tem como base autores da Geografia e de áreas afins, tais como: Andrade (2006), Castro e Gomes (2005), Corrêa e Rosendahl (2003), Eagleton (2011), Haesbaert (2004, 2002), Leff (2001), Marandola e Gratão (2010), Moreira (2010), Santos e Silveira (2010), Santos (1994, 1997), Souza (2005), entre outros. A partir da apresentação e debate sobre a Geografia e sua epistemologia, objeto de estudo e categorias de análises, as teorias, conceitos e temas são abordados com a realização de trabalhos e atividades que relacionam a Geografia com a arte. O desenho, a pintura, a xilogravura, a poesia e a música são utilizados como recursos metodológicos nas aulas de Geografia e em atividades realizadas na Semana de Humanidades do Campus Ouricuri, para promover um ensino de qualidade por meio da junção de atividades acadêmicas e de experiências empíricas dos estudantes em suas comunidades, trazendo-as para o debate no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8894_TB7453_20062023231337.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALECSANDRA PEREIRA DA COSTA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALECSANDRA"
    "autor_email" => "alecsandra.moreira@ifsert"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral apresentar os resultados do Projeto Geografia em Tela que vem sendo implementado nas disciplinas de Geografia e da área de Ambiente. Esse projeto visa aprimorar o ensino de Geografia através do aprofundamento teórico-metodológico das categorias de análises geográficas (espaço, território, lugar, paisagem e região) debatidos por autores clássicos e contemporâneos, bem como por meio da arte, que expressam transformações socioespaciais e ambientais. Os estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) - Campus Ouricuri são instigados a pensar o espaço geográfico de modo crítico, no âmbito do Paradigma da Sustentabilidade. Para tanto, a fundamentação teórico-metodológica tem como base autores da Geografia e de áreas afins, tais como: Andrade (2006), Castro e Gomes (2005), Corrêa e Rosendahl (2003), Eagleton (2011), Haesbaert (2004, 2002), Leff (2001), Marandola e Gratão (2010), Moreira (2010), Santos e Silveira (2010), Santos (1994, 1997), Souza (2005), entre outros. A partir da apresentação e debate sobre a Geografia e sua epistemologia, objeto de estudo e categorias de análises, as teorias, conceitos e temas são abordados com a realização de trabalhos e atividades que relacionam a Geografia com a arte. O desenho, a pintura, a xilogravura, a poesia e a música são utilizados como recursos metodológicos nas aulas de Geografia e em atividades realizadas na Semana de Humanidades do Campus Ouricuri, para promover um ensino de qualidade por meio da junção de atividades acadêmicas e de experiências empíricas dos estudantes em suas comunidades, trazendo-as para o debate no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.