Este artigo tem como objetivo geral apresentar os resultados do Projeto Geografia em Tela que vem sendo implementado nas disciplinas de Geografia e da área de Ambiente. Esse projeto visa aprimorar o ensino de Geografia através do aprofundamento teórico-metodológico das categorias de análises geográficas (espaço, território, lugar, paisagem e região) debatidos por autores clássicos e contemporâneos, bem como por meio da arte, que expressam transformações socioespaciais e ambientais. Os estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) - Campus Ouricuri são instigados a pensar o espaço geográfico de modo crítico, no âmbito do Paradigma da Sustentabilidade. Para tanto, a fundamentação teórico-metodológica tem como base autores da Geografia e de áreas afins, tais como: Andrade (2006), Castro e Gomes (2005), Corrêa e Rosendahl (2003), Eagleton (2011), Haesbaert (2004, 2002), Leff (2001), Marandola e Gratão (2010), Moreira (2010), Santos e Silveira (2010), Santos (1994, 1997), Souza (2005), entre outros. A partir da apresentação e debate sobre a Geografia e sua epistemologia, objeto de estudo e categorias de análises, as teorias, conceitos e temas são abordados com a realização de trabalhos e atividades que relacionam a Geografia com a arte. O desenho, a pintura, a xilogravura, a poesia e a música são utilizados como recursos metodológicos nas aulas de Geografia e em atividades realizadas na Semana de Humanidades do Campus Ouricuri, para promover um ensino de qualidade por meio da junção de atividades acadêmicas e de experiências empíricas dos estudantes em suas comunidades, trazendo-as para o debate no ambiente escolar.