Esse artigo discorre sobre as influências do Programa Etnomatemática nas práticas pedagógicas dos professores da Educação do Campo. Trata-se de um recorte da dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) no âmbito da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no Campus de Humaitá – IEAA. A pesquisa teve como objetivo, identificar nas aulas dos docentes usam os elementos do cotidiano dos discentes e o programa etnomatemática nas práticas pedagógicas dos professores da Educação do Campo, no Sul do Amazonas. Os principais autores sobre a temática são D’Ambrosio, Milton Rosa e Daniel Orey A pesquisa teve de punho qualitativo, com entrevista semiestruturada com a principal questão norteadora do presente artigo compreensão dos professores da Educação do Campo sobre os saberes matemáticos locais dos estudantes. Os participantes da pesquisa foram cinco professores da Educação do Campo, sendo dois professores efetivos e três professores contratados por processo seletivo, os mesmos são de comunidades ribeirinhas. Os caminhos metodológicos da pesquisa, teve por caraterística ser dialógica, pois buscamos o diálogo com os sujeitos pesquisados, além conversar com autores que possibilitou compreender de forma crítica e reflexiva, buscou-se averiguar a compreensão dos docentes sobre acerca do programa etnomatemática nas práticas dos professores da Educação do Campo Para a análise dos dados foi usada a análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin, ou seja, em categorias, sendo, a Categoria Programa Etnomatemática e Subcategoria: Compreensão dos docentes sobre etnomatemática. Indagou-se: o que é etnomatemática? Comente. O período de setembro à novembro de 2022.