O presente estudo analisa o processo de produção textual como prática de letramento acadêmico em um curso de licenciatura em Letras-Português a distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). À luz da Linguística Aplicada, utilizamos uma abordagem de pesquisa de natureza qualitativa cujo contexto foi uma turma de Letras-Português, na modalidade a distância, ofertada em um polo situado na Zona da Mata alagoana. Em tal contexto, analisamos produções escritas de estudantes e sua relação com orientações e feedbacks do professor e da tutora. Nas análises efetuadas, constatamos que esses estudantes, professores em formação inicial, apesar de já terem se apropriado da linguagem escrita, apresentam lacunas em determinados aspectos do letramento acadêmico, tais como: produção textual sem evidência de apropriação de conceitos constantes nos textos lidos, ausência de elementos linguístico-discursivos inerentes aos gêneros produzidos e evidência de dificuldades quanto ao domínio de aspectos formais da língua. Concluímos que essas lacunas poderiam ser minimizadas a partir de uma intermediação sensível do professor e/ou tutora. Acreditamos que no processo de formação de sujeitos que atuarão na docência não se pode prescindir de interlocuções responsivas para que a constituição desses sujeitos, futuros professores, aconteça de modo intrinsecamente vinculado às reais necessidades das práticas situadas de leitura e escrita dos espaços onde eles atuarão.