Os animes são produções de origem japonesa que se destacam pela abordagem de temas variados e relacionados a diversas áreas da sociedade, a exemplo da educação. Sob esse viés, as animações japonesas podem ser utilizadas como uma ferramenta de metodologia de ensino ativa, uma vez que ao serem relacionadas com conteúdos no contexto escolar, são capazes de estimular os estudantes e proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico. O anime Hataraku Saibou possui faixa etária indicada para maiores de 12 anos, o mesmo visa mostrar como funciona a rotina das células antropomórficas que fazem o seu trabalho para manter o corpo saudável, tal animação representa as células com uma aparência humanoide. O presente trabalho trata-se da elaboração de uma sequência didática utilizando o anime Hataraku Saibou (Cells Works) no ensino do conteúdo de histologia para alunos do 2 ° ano do Ensino Médio. A sequência didática utiliza o anime como ferramenta pedagógica no ensino do conteúdo de biologia, de maneira lúdica e descontraída por meio de exibições de trechos e comparações do mesmo com o conteúdo. Com esta sequência didática pretende-se criar mecanismos facilitadores de nomenclaturas densas presentes nesses conteúdos, da qual ajudará os discentes a assimilarem de maneira mais interativa e divertida assuntos passados em sala de aula.