Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR A PARTIR DAS PLATAFORMAS DE STREAMING

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97961
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4407
    "inscrito_id" => 19103
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR A PARTIR DAS PLATAFORMAS DE STREAMING"
    "resumo" => "o presente trabalho tem como objetivo apresentar o levantamento do conteúdo cinematográfico das plataformas de streaming que podem contribuir com a inclusão, sendo estes: filmes, séries, documentários, entre outros. Sabemos que atualmente há um crescimento pela busca desses serviços e eles podem auxiliar na disseminação de informações sobre as pessoas com deficiência, bem como trabalhar conceitos importantes como a representatividade, respeito, capacitismo, dentre outros. Para esse objetivo, trabalhamos inicialmente com um levantamento bibliográfico e cinematográfico que abordasse esses assuntos. Buscamos também conhecer o perfil da comunidade do IFRJ campus Volta Redonda no que se refere ao acesso às plataformas de streaming e interesse pelos conteúdos inclusivos. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo aplicada aos discentes, servidores e terceirizados do campus. A partir dos dados que foram coletados buscamos identificar a potencialidade de trabalhar a inclusão através das plataformas de streaming, e notamos ser um caminho promissor. Portanto optou-se pelo desenvolvimento de um aplicativo que auxiliasse a comunidade (telespectador) a se motivar na busca por conteúdos cinematográficos que abordassem o tema da inclusão da pessoa com deficiência, uma vez que é feita de forma mais prática e eficiente, trazendo não somente classificação etária, onde encontrar e demais especificações do conteúdo audiovisual como também conteúdo informativo sobre a deficiência abordada. Diante do exposto, através de plataformas de uso popular buscamos desenvolver uma nova tecnologia que aproveitasse os conhecimentos técnicos produzidos no ambiente escolar para colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19103_TB4407_16062023130244.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA SIMONI MANARIN TUNIN"
    "autor_nome_curto" => "Andrea Simoni M"
    "autor_email" => "andrea.tunin@ifrj.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97961
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4407
    "inscrito_id" => 19103
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR A PARTIR DAS PLATAFORMAS DE STREAMING"
    "resumo" => "o presente trabalho tem como objetivo apresentar o levantamento do conteúdo cinematográfico das plataformas de streaming que podem contribuir com a inclusão, sendo estes: filmes, séries, documentários, entre outros. Sabemos que atualmente há um crescimento pela busca desses serviços e eles podem auxiliar na disseminação de informações sobre as pessoas com deficiência, bem como trabalhar conceitos importantes como a representatividade, respeito, capacitismo, dentre outros. Para esse objetivo, trabalhamos inicialmente com um levantamento bibliográfico e cinematográfico que abordasse esses assuntos. Buscamos também conhecer o perfil da comunidade do IFRJ campus Volta Redonda no que se refere ao acesso às plataformas de streaming e interesse pelos conteúdos inclusivos. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo aplicada aos discentes, servidores e terceirizados do campus. A partir dos dados que foram coletados buscamos identificar a potencialidade de trabalhar a inclusão através das plataformas de streaming, e notamos ser um caminho promissor. Portanto optou-se pelo desenvolvimento de um aplicativo que auxiliasse a comunidade (telespectador) a se motivar na busca por conteúdos cinematográficos que abordassem o tema da inclusão da pessoa com deficiência, uma vez que é feita de forma mais prática e eficiente, trazendo não somente classificação etária, onde encontrar e demais especificações do conteúdo audiovisual como também conteúdo informativo sobre a deficiência abordada. Diante do exposto, através de plataformas de uso popular buscamos desenvolver uma nova tecnologia que aproveitasse os conhecimentos técnicos produzidos no ambiente escolar para colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19103_TB4407_16062023130244.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA SIMONI MANARIN TUNIN"
    "autor_nome_curto" => "Andrea Simoni M"
    "autor_email" => "andrea.tunin@ifrj.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

o presente trabalho tem como objetivo apresentar o levantamento do conteúdo cinematográfico das plataformas de streaming que podem contribuir com a inclusão, sendo estes: filmes, séries, documentários, entre outros. Sabemos que atualmente há um crescimento pela busca desses serviços e eles podem auxiliar na disseminação de informações sobre as pessoas com deficiência, bem como trabalhar conceitos importantes como a representatividade, respeito, capacitismo, dentre outros. Para esse objetivo, trabalhamos inicialmente com um levantamento bibliográfico e cinematográfico que abordasse esses assuntos. Buscamos também conhecer o perfil da comunidade do IFRJ campus Volta Redonda no que se refere ao acesso às plataformas de streaming e interesse pelos conteúdos inclusivos. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo aplicada aos discentes, servidores e terceirizados do campus. A partir dos dados que foram coletados buscamos identificar a potencialidade de trabalhar a inclusão através das plataformas de streaming, e notamos ser um caminho promissor. Portanto optou-se pelo desenvolvimento de um aplicativo que auxiliasse a comunidade (telespectador) a se motivar na busca por conteúdos cinematográficos que abordassem o tema da inclusão da pessoa com deficiência, uma vez que é feita de forma mais prática e eficiente, trazendo não somente classificação etária, onde encontrar e demais especificações do conteúdo audiovisual como também conteúdo informativo sobre a deficiência abordada. Diante do exposto, através de plataformas de uso popular buscamos desenvolver uma nova tecnologia que aproveitasse os conhecimentos técnicos produzidos no ambiente escolar para colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.