Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA IMAGINAÇÃO À CIÊNCIA: DESVENDANDO CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE INSETOS POR MEIO DOS DESENHOS DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No estudo dos insetos, muitos alunos possuem percepções distorcidas ou estereotipadas, prejudicando a compreensão dos conceitos científicos. Identificar essas concepções é essencial para que o professor possa construir aulas que abordem de maneira adequada e efetiva os assuntos sobre insetos, desmistificando e desconstruindo ideias equivocadas. Acredita-se que o desenho pode ser uma boa técnica para identificar essas concepções. Com isso, graduandos cursando o Estágio Supervisionado para Formação de Professores propuseram uma atividade na Escola Estadual Auta de Souza, em Macaíba/RN, com uma turma de 7º ano, composta por 35 alunos de 12 a 16 anos. A proposta consistiu em solicitar aos alunos que fizessem desenhos com base na pergunta "O que é um inseto?". Resultando em 77 desenhos de animais, dos quais 51 (66,23%) foram identificados como insetos e 26 (33,77%) não eram insetos. Entre os que não representavam insetos, as maiores incidência foram aranha (11 desenhos), minhoca (5 desenhos) e caracol (4 desenhos). Indicando que os alunos tendem a confundir ou misturar insetos com outros invertebrados. Também foram observados desenhos de vertebrados (cobra e lagartixa). Fica evidente a existência de concepções alternativas sobre insetos nos alunos. Podendo ser resultado de uma falta de conhecimento científico ou de influências culturais e sociais. Ao utilizar a técnica de desenhos, foi possível identificar essas concepções de forma visual e acessível. O uso de desenhos dos alunos se mostrou uma estratégia eficaz para identificar concepções alternativas sobre insetos no contexto do ensino fundamental. Essa abordagem possibilita ao professor ajustar sua metodologia de ensino, corrigindo equívocos e promovendo uma compreensão mais precisa e significativa sobre a importância dos insetos. Compreender e superar essas concepções equivocadas é fundamental para estimular o interesse e a curiosidade dos alunos em relação aos insetos e fomentar uma educação científica mais completa e inclusiva.

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