O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) deve ser conduzido de forma contextualizada, de modo a despertar no aluno a curiosidade para descobrir como acontecem modificações na natureza Física, Química e Biológica. A partir disso, foi realizada uma formação continuada para professores do município de São Luís do Quitunde - AL contemplando as escolas regulares. Cujo objetivo foi identificar a concepção de Ciência dos professores e analisar como eles irão trabalhar Ciência na sala de aula após a formação. Nessa perspectiva, a pergunta norteadora deste trabalho foi “qual a concepção de Ciência que os professores trazem da sua trajetória acadêmica e experiencial na escola?” Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa e descritiva do tipo relato de experiência. No primeiro momento coletamos as concepções prévias desses professores a partir da nuvem de ideias do software Mentimeter. Em seguida, os professores realizaram, em grupo, um experimento que simulava lava no copo, e foram questionados a respeito de cada etapa do experimento proposto. Por fim, foi realizada uma aula expositiva apresentando a evolução do pensamento científico e o conceito de ciência. Os resultados preliminares revelam que o termo mais frequente na concepção de ciência dos professores foi “Conhecimento”. Durante o experimento da lava no copo, observamos que os professores destacaram conceitos como: polaridade, densidade e solubilidade. Apesar disso, apresentaram dificuldade para associar alguns conceitos ao experimento, a exemplo da tensão superficial da água, e quando questionados se já realizaram experimentos semelhantes com seus estudantes, todos afirmaram que não. Esses resultados apontam para uma lacuna no conhecimento de ciências dos professores dos anos iniciais nas escolas de São Luís do Quitunde e, possivelmente, no ensino e aprendizagem dessa área nas turmas, mas serão necessárias outras análises para fundamentar as causas envolvidas nessa dificuldade.