Este estudo teve como propósito refletir sobre de que modo a Linguística Aplicada (LA) contribuiu na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente, no componente curricular de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Battisti (2017), Moita Lopes (2009), Rojo (2012), Soares (1999), dentre outros. A metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa com caráter exploratório. A partir das observações, foi possível constatar que a LA apresenta considerações acerca da concepção de linguagem e sobre o seu uso em situações específicas. Além disso, contribuiu nas discussões para a construção da BNCC ao trazer a compreensão de língua/linguagem sobre a abordagem de três concepções de linguagem para práticas pedagógicas. O seu caráter interdisciplinar possibilita que o letramento ocorra por meio de outros campos de conhecimento, proporcionando o desenvolvimento de habilidades linguísticas a serem usadas em diversos contextos sociais, assim como sugere a BNCC. A proposta da base para o ensino da língua portuguesa a partir da concepção de linguagem como interação corresponde à abordagem teórica da LA. Com isso, observamos uma relação de consonância entre a BNCC e a LA, pois ambas percebem a linguagem na mesma perspectiva de interação.