O artigo quer aproximar-se das relações mútuas entre educação e comunidade estudantil, analisa as exigências e desafios que deveram ser enfrentados pela equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica SECTET e ainda traz a visão de alguns teóricos com suas ponderações ampliadas da função social da educação e a transformação comportamental dos estudantes, no âmbito das 35 Escolas de Ensino Técnico - EETEPA’s que são habitadas por 23.798 estudantes matriculados, sendo 13.844 de alunas e 9.954 alunos que vêm de diversas localidades e espaços sociais, é nessas escolas que todas estas diferenças se encontram e precisam ser mediadas. A gestão democrática participativa exige uma mudança de mentalidade de todos os membros da comunidade escolar. A Implantação do Observatório Estudantil do Pará visa democratizar o diálogo com todos os estudantes a partir de um ambiente inclusivo, acolhedor, confidencial para que os mesmos compartilhem experiência, desafio, insatisfação, ideias, denuncia, e, obtenham respostas afirmativas, quanto às orientações, acompanhamento e soluções para as manifestações comparecidas.