A utilização das diversas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) na promoção da educação ambiental nas escolas representa um avanço, pois, oferece diferentes formas de ensinar, amplia o aprendizado significativo e torna as salas de aula mais cativantes para os alunos. Deste modo, o presente trabalho propôs metodologias ativas de cunho tecnológico no itinerário formativo de educação ambiental, para alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Vilela, no bairro do Parnamirim, Recife - PE. Foi estabelecida uma parceria entre o Projeto de Extensão Educomunicação Socioambiental: Tecnologias e Aprendizados para Educação Ambiental e Geografia (EDUCOM) e a Escola para execução do projeto, onde previamente foram identificadas as temáticas a serem trabalhadas. Os extensionistas elaboraram uma sequência didática a fim de discutir a relação do meio e o homem por intermédio da educação ambiental, partindo das experiências de vivência dos alunos em torno dos problemas ambientais locais. Dentre os principais aparatos tecnológicos para facilitar o aprendizado durante a aplicação podem ser citados o Kahoot, Google Earth e a Produção de Vídeos. Como resultado, com o uso dessas ferramentas, os alunos conseguiram localizar espacialmente onde ocorrem os principais problemas no seu bairro, quais são eles e como pensar em soluções. Posteriormente, os alunos fizeram uma produção audiovisual com base nos conteúdos trabalhados na sequência didática, identificando os problemas ambientais do território onde vivem, juntamente com propostas de intervenções. Conclui-se que a utilização dos recursos tecnológicos interativos adotados, aplicados ao ensino de educação ambiental, aproximam os alunos da sua realidade e auxiliam na identificação, visualização e resolução de problemas ambientais do cotidiano, contribuindo, assim, para um aprendizado mais significativo.