Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR-PESQUISADOR COMO AGENTE DE LETRAMENTOS MÚLTIPLOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Trata-se de uma proposta que tem como objetivo geral potencializar metodologias voltadas para algumas estratégias facilitadoras da compreensão leitora. O processo de teorização dos conceitos ocorrerá por meio de um diálogo entre Moita Lopes (2006; 2013), Rajagopalan (2003) e Bortoni-Ricardo, Machado & Castanheira (2010), na busca de gestos interpretativos impulsionadores da perspectiva de que letrar é também criar eventos que oportunizem integrar o alunado a situações de interação socialmente relevantes e que contribuem para valorização e empoderamento da representação identitária dos sujeitos em aprendizagem. Deste modo, na busca de sistematizar a pesquisa, os procedimentos técnicos do estudo têm abordagem documental, tendo como instrumento para a produção dos dados alguns materiais didáticos utilizados com jovens em situação de vulnerabilidade, atendidos pelo Movimento República de Emaús em parceria com algumas escolas do bairro Bengui, considerando os baixos níveis de aprendizagem causados também pela pandemia. Almeja-se com esta pesquisa ampliar o trabalho com unidades linguísticas sempre contextualizadas e, ao mesmo tempo, refletir sobre um determinado trabalho pedagógico adequado aos tipos textuais, gêneros discursivos e demandas sociais constituidores de múltiplas intenções comunicativas e, portanto, de letramentos múltiplos, partindo sempre do conceito de língua como uma movimentação social que se manifesta no plano de expressão. Espera-se com este trabalho estabelecer um diálogo entre o dizer e o fazer na sala de aula, ampliando as perspectivas de atuação para os professores pesquisadores na educação básica, educadores do Movimento, futuros licenciados em Letras e futuros alfabetizadores de maneira a ampliar os sujeitos envolvidos no processo.

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