Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CENAS DE SALA DE AULA: DIÁLOGOS SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99754
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6730
    "inscrito_id" => 12442
    "titulo" => "CENAS DE SALA DE AULA: DIÁLOGOS SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "resumo" => "A prática educativa é, antes de tudo, uma atividade reflexiva, um processo constante de pensar e repensar o fazer docente. Duas aulas nunca serão iguais, pois muito embora os conteúdos, níveis de ensino e a configuração física de onde se desenvolve possam ser similares, os sujeitos envolvidos, bem como o momento individual e coletivo mudam, mudando assim os rumos da aula. Este projeto de pesquisa surge a partir de diálogos estabelecidos na disciplina “Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais” no curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática desenvolvido no IFRN, Campus Parelhas, no semestre de 2023.1. Os diálogos ocorridos nas primeiras aulas da disciplina, marcados por relatos do cotidiano escolar, reflexões teóricas e práticas sobre o ato de ensinar, ensejaram o seu desenvolvimento. Tem como objetivo produzir “cenas” de sala de aula, refletindo sobre as práticas educativas desenvolvidas no Ensino de ciências, a partir da problematização da realidade vivenciada por professores da Educação Básica no exercício da docência, estágio ou apoio pedagógico em escolas públicas. Estas reflexões, diálogos e registros deverão subsidiar as práticas educativas do cotidiano escolar que deram início ao processo de pesquisa. O trabalho se desenvolve em uma perspectiva teórica freireana da Ação-Reflexão-Ação, partindo da problematização da realidade, analisando-a a partir das teorias da Educação e utilizando as reflexões geradas para recriar a prática docente. Espera-se que as cenas criadas no decorrer projeto possibilitem reflexões sobre o trabalho docente, que estimulem a criatividade do fazer e refazer docente no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação, possibilitando, por fim, a ampliação do debate educacional a partir do compartilhamento das experiências do cotidiano da sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12442_TB6730_17112023190209.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEREMIAS ALVES DE ARAUJO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEREMIAS"
    "autor_email" => "jeremias.alves@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99754
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6730
    "inscrito_id" => 12442
    "titulo" => "CENAS DE SALA DE AULA: DIÁLOGOS SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "resumo" => "A prática educativa é, antes de tudo, uma atividade reflexiva, um processo constante de pensar e repensar o fazer docente. Duas aulas nunca serão iguais, pois muito embora os conteúdos, níveis de ensino e a configuração física de onde se desenvolve possam ser similares, os sujeitos envolvidos, bem como o momento individual e coletivo mudam, mudando assim os rumos da aula. Este projeto de pesquisa surge a partir de diálogos estabelecidos na disciplina “Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais” no curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática desenvolvido no IFRN, Campus Parelhas, no semestre de 2023.1. Os diálogos ocorridos nas primeiras aulas da disciplina, marcados por relatos do cotidiano escolar, reflexões teóricas e práticas sobre o ato de ensinar, ensejaram o seu desenvolvimento. Tem como objetivo produzir “cenas” de sala de aula, refletindo sobre as práticas educativas desenvolvidas no Ensino de ciências, a partir da problematização da realidade vivenciada por professores da Educação Básica no exercício da docência, estágio ou apoio pedagógico em escolas públicas. Estas reflexões, diálogos e registros deverão subsidiar as práticas educativas do cotidiano escolar que deram início ao processo de pesquisa. O trabalho se desenvolve em uma perspectiva teórica freireana da Ação-Reflexão-Ação, partindo da problematização da realidade, analisando-a a partir das teorias da Educação e utilizando as reflexões geradas para recriar a prática docente. Espera-se que as cenas criadas no decorrer projeto possibilitem reflexões sobre o trabalho docente, que estimulem a criatividade do fazer e refazer docente no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação, possibilitando, por fim, a ampliação do debate educacional a partir do compartilhamento das experiências do cotidiano da sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12442_TB6730_17112023190209.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEREMIAS ALVES DE ARAUJO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEREMIAS"
    "autor_email" => "jeremias.alves@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A prática educativa é, antes de tudo, uma atividade reflexiva, um processo constante de pensar e repensar o fazer docente. Duas aulas nunca serão iguais, pois muito embora os conteúdos, níveis de ensino e a configuração física de onde se desenvolve possam ser similares, os sujeitos envolvidos, bem como o momento individual e coletivo mudam, mudando assim os rumos da aula. Este projeto de pesquisa surge a partir de diálogos estabelecidos na disciplina “Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais” no curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática desenvolvido no IFRN, Campus Parelhas, no semestre de 2023.1. Os diálogos ocorridos nas primeiras aulas da disciplina, marcados por relatos do cotidiano escolar, reflexões teóricas e práticas sobre o ato de ensinar, ensejaram o seu desenvolvimento. Tem como objetivo produzir “cenas” de sala de aula, refletindo sobre as práticas educativas desenvolvidas no Ensino de ciências, a partir da problematização da realidade vivenciada por professores da Educação Básica no exercício da docência, estágio ou apoio pedagógico em escolas públicas. Estas reflexões, diálogos e registros deverão subsidiar as práticas educativas do cotidiano escolar que deram início ao processo de pesquisa. O trabalho se desenvolve em uma perspectiva teórica freireana da Ação-Reflexão-Ação, partindo da problematização da realidade, analisando-a a partir das teorias da Educação e utilizando as reflexões geradas para recriar a prática docente. Espera-se que as cenas criadas no decorrer projeto possibilitem reflexões sobre o trabalho docente, que estimulem a criatividade do fazer e refazer docente no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação, possibilitando, por fim, a ampliação do debate educacional a partir do compartilhamento das experiências do cotidiano da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.