A prática educativa é, antes de tudo, uma atividade reflexiva, um processo constante de pensar e repensar o fazer docente. Duas aulas nunca serão iguais, pois muito embora os conteúdos, níveis de ensino e a configuração física de onde se desenvolve possam ser similares, os sujeitos envolvidos, bem como o momento individual e coletivo mudam, mudando assim os rumos da aula. Este projeto de pesquisa surge a partir de diálogos estabelecidos na disciplina “Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais” no curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática desenvolvido no IFRN, Campus Parelhas, no semestre de 2023.1. Os diálogos ocorridos nas primeiras aulas da disciplina, marcados por relatos do cotidiano escolar, reflexões teóricas e práticas sobre o ato de ensinar, ensejaram o seu desenvolvimento. Tem como objetivo produzir “cenas” de sala de aula, refletindo sobre as práticas educativas desenvolvidas no Ensino de ciências, a partir da problematização da realidade vivenciada por professores da Educação Básica no exercício da docência, estágio ou apoio pedagógico em escolas públicas. Estas reflexões, diálogos e registros deverão subsidiar as práticas educativas do cotidiano escolar que deram início ao processo de pesquisa. O trabalho se desenvolve em uma perspectiva teórica freireana da Ação-Reflexão-Ação, partindo da problematização da realidade, analisando-a a partir das teorias da Educação e utilizando as reflexões geradas para recriar a prática docente. Espera-se que as cenas criadas no decorrer projeto possibilitem reflexões sobre o trabalho docente, que estimulem a criatividade do fazer e refazer docente no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação, possibilitando, por fim, a ampliação do debate educacional a partir do compartilhamento das experiências do cotidiano da sala de aula.