O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação, e objetiva investigar como são abordadas as variedades e diversidades linguísticas e quais as suas implicações no ensino da Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, nas escolas da rede municipal de Dias d'Ávila – Bahia. Faz-se necessário reconhecer a existência de muitas variedades linguísticas diferentes é de fundamental importância para que o ensino em nossas escolas seja coerente com a ideia de que a norma lingüística ensinada nas salas de aula, muitas vezes apresenta-se como uma língua estrangeira para o aluno, principalmente aqueles advindos de ambientes sociais nos quais a língua usada no cotidiano compreende uma variedade estigmatizada de português brasileiro. .Esse estudo utilizou-se da pesquisa de campo, descritiva e de cunho bibliográfico, lançou mãos dos principais teóricos e documentos legislativos: Bagno (2007), Cagliari (2009), Bezerra (2012), Bortoni-Ricardo (2004), Haddad (2004), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), Constituição Cidadã (1988) entre outros. Nos resultados, fica evidenciado o papel do professor numa proposta de aprendizagem que impõe mudança significativa, uma vez que o conduz a uma transformação que parte da transmissão de saber pronto e acabado para o papel de mediador de atividades de grupos, nas quais seja capaz de expor a importância prática do assunto a ser estudado. Os estudantes da EJA trazem consigo uma série de particularidades, eles tiveram que romper barreiras preconceituosas, em geral transpostas em função de um grande desejo de aprender; eles respondem por seus atos e palavras, e assumem responsabilidades perante os desafios da vida.