Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99441
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6302
    "inscrito_id" => 21703
    "titulo" => "AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "A formação continuada de professores pode ser concebida como uma prática inerente à docência, neste sentido além de oferece ao docente conhecimento científico deve proporcionar momentos de reflexão sobre a prática. Objetivo desse trabalho analisar as práticas de formação continuadas dos professores de ciências apresentados das produções científicas, partindo da problemática: como vem acontecendo as práticas de formação dos professores de Ciências, e se essas práticas de formação continuada possibilitam repensar abordagem de ensino. Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa documental, que mapiou artigos de três Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação; Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências e Revista Investigação em Ensino de Ciência. No mapeamento foram organizados todos os artigos que versavam sobre formação continuada do professor de Ciências. Resultados da pesquisa mostra que cada vez mais as formações continuadas vêm buscando a prática reflexiva como sua base de processo formativo, com isso valorizando um ensino de ciências contextualizado e pragmático."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21703_TB6302_08092023180001.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MILLENA DE SOUSA REIS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandamillena30@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99441
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6302
    "inscrito_id" => 21703
    "titulo" => "AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "A formação continuada de professores pode ser concebida como uma prática inerente à docência, neste sentido além de oferece ao docente conhecimento científico deve proporcionar momentos de reflexão sobre a prática. Objetivo desse trabalho analisar as práticas de formação continuadas dos professores de ciências apresentados das produções científicas, partindo da problemática: como vem acontecendo as práticas de formação dos professores de Ciências, e se essas práticas de formação continuada possibilitam repensar abordagem de ensino. Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa documental, que mapiou artigos de três Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação; Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências e Revista Investigação em Ensino de Ciência. No mapeamento foram organizados todos os artigos que versavam sobre formação continuada do professor de Ciências. Resultados da pesquisa mostra que cada vez mais as formações continuadas vêm buscando a prática reflexiva como sua base de processo formativo, com isso valorizando um ensino de ciências contextualizado e pragmático."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21703_TB6302_08092023180001.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MILLENA DE SOUSA REIS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandamillena30@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação continuada de professores pode ser concebida como uma prática inerente à docência, neste sentido além de oferece ao docente conhecimento científico deve proporcionar momentos de reflexão sobre a prática. Objetivo desse trabalho analisar as práticas de formação continuadas dos professores de ciências apresentados das produções científicas, partindo da problemática: como vem acontecendo as práticas de formação dos professores de Ciências, e se essas práticas de formação continuada possibilitam repensar abordagem de ensino. Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa documental, que mapiou artigos de três Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação; Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências e Revista Investigação em Ensino de Ciência. No mapeamento foram organizados todos os artigos que versavam sobre formação continuada do professor de Ciências. Resultados da pesquisa mostra que cada vez mais as formações continuadas vêm buscando a prática reflexiva como sua base de processo formativo, com isso valorizando um ensino de ciências contextualizado e pragmático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.