Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BULLYING NO ENSINO MÉDIO: VIVÊNCIAS DE ALUNOS COMO VÍTIMAS, AGRESSORES E TESTEMUNHAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar vivências de violência escolar e bullying entre estudantes do Ensino Médio. Participaram 200 estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual do interior paulista. Foram aplicados por meio online dois instrumentos, um questionário fechado para caracterização sociodemográfica e a validada Escala de Violência Escolar (EVE). A análise de dados foi dada por meio da atribuição de escores individuais à escala, estatística descritiva e cálculos estatísticos pertinentes foram usados para avaliar as relações entre as variáveis investigadas. Dentre os principais resultados verificou-se que 4,5% dos alunos puderam ser considerados Vítimas- Agressores, ou seja, já se envolveram em situações de bullying em ambos os papéis. Muito mais estudantes se identificaram apenas como Vítimas (71 alunos, 35,5%) do que como apenas Agressores (2 estudantes, 1%). Este número de Agressores, porém, aumentou quando na parte complementar da Escala solicitou-se que indicassem quem era as vítimas de suas ações, independente da situação e de sua frequência, passando para 26 estudantes (13%). Os colegas da mesma turma foram indicados pela maioria tanto como alvo do bullying (84% das respostas) quanto com autores contra as vítimas (70% das respostas). Entre 74 a 90% dos alunos apontaram que “nunca” contaram para terceiros (outros alunos, professores e pais) sobre as situações de bullying, tanto vítimas quanto agressores. Quanto a intervenção de terceiros, entre 80% e 89% dos estudantes apontaram que outros alunos e outros professores “nunca” interviram em situações de bullying. 51% já testemunharam situações de bullying ao menos 1 e 25% testemunharam CyberBullying. Os resultados poderão auxiliar medidas educativas no âmbito escolar, no sentido de prevenção ao Bullying, bem como intervenções em situações de violência escolar identificadas nos âmbitos presencial e virtual.

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