Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMATICA: O ENSINO DE NUMEROS INTERIOS ATRAVÉS DE JOGOS COM MATERIAL CONCRETO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100149
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7253
    "inscrito_id" => 17463
    "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMATICA: O ENSINO DE NUMEROS INTERIOS ATRAVÉS DE JOGOS COM MATERIAL CONCRETO"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de um relato de experiências, realizado por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde foram desenvolvidas atividades na Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro no município de João Pessoa – PB. As regências ocorreram na turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, pois estávamos trabalhando a Semana da Matemática Básica, a qual foi voltada para o desenvolvimento de jogos que fizessem os alunos trabalharem com as quatro operações básicas da matemática, números inteiros, exponenciação e radiciação. Observamos as dificuldades dos alunos em operar com números inteiros e entender os números inteiros como algo presente no cotidiano. Entendemos que essa dificuldade era advinda das consequências causadas pela pandemia do Covid-19, pois o ensino de números inteiros ocorre no 7º ano do Ens. Fundamental, época a qual estávamos em isolamento. A partir disso, produzimos atividades voltadas ao ensino de números inteiros como as quatro operações básicas, identificação no cotidiano e ideias/conceitos financeiros. A principal atividade desenvolvida, e que será alvo de discussão deste trabalho, foi desenvolvida com material concreto, a exemplo, palitos de dente nas cores azul e vermelha, sendo os palitos azul os números inteiros positivos, e os vermelhos os inteiros negativos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de Licenciatura em Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID17463_TB7253_12122023090701.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO CRISTIAN ALVES TELES"
    "autor_nome_curto" => "Fernando Alves"
    "autor_email" => "fernando250302@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100149
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7253
    "inscrito_id" => 17463
    "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMATICA: O ENSINO DE NUMEROS INTERIOS ATRAVÉS DE JOGOS COM MATERIAL CONCRETO"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de um relato de experiências, realizado por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde foram desenvolvidas atividades na Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro no município de João Pessoa – PB. As regências ocorreram na turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, pois estávamos trabalhando a Semana da Matemática Básica, a qual foi voltada para o desenvolvimento de jogos que fizessem os alunos trabalharem com as quatro operações básicas da matemática, números inteiros, exponenciação e radiciação. Observamos as dificuldades dos alunos em operar com números inteiros e entender os números inteiros como algo presente no cotidiano. Entendemos que essa dificuldade era advinda das consequências causadas pela pandemia do Covid-19, pois o ensino de números inteiros ocorre no 7º ano do Ens. Fundamental, época a qual estávamos em isolamento. A partir disso, produzimos atividades voltadas ao ensino de números inteiros como as quatro operações básicas, identificação no cotidiano e ideias/conceitos financeiros. A principal atividade desenvolvida, e que será alvo de discussão deste trabalho, foi desenvolvida com material concreto, a exemplo, palitos de dente nas cores azul e vermelha, sendo os palitos azul os números inteiros positivos, e os vermelhos os inteiros negativos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de Licenciatura em Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID17463_TB7253_12122023090701.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO CRISTIAN ALVES TELES"
    "autor_nome_curto" => "Fernando Alves"
    "autor_email" => "fernando250302@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho é resultado de um relato de experiências, realizado por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde foram desenvolvidas atividades na Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro no município de João Pessoa – PB. As regências ocorreram na turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, pois estávamos trabalhando a Semana da Matemática Básica, a qual foi voltada para o desenvolvimento de jogos que fizessem os alunos trabalharem com as quatro operações básicas da matemática, números inteiros, exponenciação e radiciação. Observamos as dificuldades dos alunos em operar com números inteiros e entender os números inteiros como algo presente no cotidiano. Entendemos que essa dificuldade era advinda das consequências causadas pela pandemia do Covid-19, pois o ensino de números inteiros ocorre no 7º ano do Ens. Fundamental, época a qual estávamos em isolamento. A partir disso, produzimos atividades voltadas ao ensino de números inteiros como as quatro operações básicas, identificação no cotidiano e ideias/conceitos financeiros. A principal atividade desenvolvida, e que será alvo de discussão deste trabalho, foi desenvolvida com material concreto, a exemplo, palitos de dente nas cores azul e vermelha, sendo os palitos azul os números inteiros positivos, e os vermelhos os inteiros negativos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de Licenciatura em Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.