Esta pesquisa é qualitativa na modalidade narrativa, que valoriza as vozes dos sujeitos como dados vivos de um fenômeno, que não pode ser quantificado, mas qualificado. Respalda-se no fato de nós seres humanos sermos organismos contadores de história e vivemos vidas a relatar. Nesse sentido, está pesquisa objetiva relatar características da investigação como pratica de ensino, vivenciadas na formação inicial de professores, no espaço do clube de ciências da UFPA e elaborar uma proposta didática para o ensino de reações químicas. O Clube de Ciências da UFPA, é um espaço institucional de formação inicial de professores e de iniciação científica infantojuvenil de estudantes da educação básica. No espaço, há a valorização e incentivo do uso de investigação como prática de ensino. Com isso, a pesquisa tem como colaborador, um licenciando de química, que participa do clube de ciências da UFPA. Tal licenciando, chamado pelo nome fictício de Jeremias, narra fragmentos de sua vivência formativa no Clube de Ciências, com o uso da investigação como prática de ensino, que permite destacar características de tal pratica; posteriormente a isso, realiza-se uma proposta didática, com o uso de investigação para o ensino de reações químicas. O relato e a proposta didática, corroboram com a formação de estudantes ativos e participativos, ressaltando dessa maneira a formação cidadã e alfabetização científica, ou seja, ocorre a valorização de uma prática que valoriza o estudante como critico e participativo, utilizando o conhecimento científico a serviço da vida.