Este artigo tem o objetivo de analisar, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), a importância dos projetos de extensão que trabalharam com as temáticas antirracistas no Ensino Médio Integrado. Aqui destacaremos as contribuições dos projetos “I Semana da Consciência Negra: Toda Forma de Consciência” e “II Semana da Consciência Negra e Indígena: Conflitos e Territorialidades na Amazônia”, ambos realizados nos anos de 2017 e 2018, respectivamente, campus Humaitá, localizado no Sul do Amazonas. Os projetos foram voltados para as questões étnico-raciais e contaram com a participação de servidores e estudantes do IFAM, UFAM, UEA e membros da comunidade local e dos movimentos sociais. Neste trabalho daremos ênfase para a articulação dessa modalidade de projeto com a integração da formação profissional ao Ensino Médio, comprometida com a superação da divisão histórica entre trabalho e educação e promovendo a formação humana integral dos indivíduos. Tendo em vista que, O Instituto Federal do Amazonas tem como base norteadora de suas ações pedagógicas a valorização da educação pública de qualidade, priorizando a formação profissional e crítica dos seus discentes, em consonância com a legislação educacional vigente – a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9394/96) e suas alterações, lei nº 10.639/03 e a lei nº 11.645/08, visam fomentar uma prática educacional baseada no respeito e na valorização da diversidade e da pluralidade cultural. Por intermédio dos projetos foram promovidas experiências formativas que integram o trabalho, a ciência e a cultura no âmbito de atividades de ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo com a compreensão da realidade de forma crítica e aliada a luta antirracista.