Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO TEMA MEIO AMBIENTE NAS TURMAS DO 6º ANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100058
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7123
    "inscrito_id" => 11241
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO TEMA MEIO AMBIENTE NAS TURMAS DO 6º ANO"
    "resumo" => "Define-se oficina pedagógica como uma estratégia metodológica que permite a interação e troca de experiências entre educadores e educandos. Caracterizada por apresentar um enorme potencial pedagógico é uma estratégia eficiente, ao trabalhar alguns conteúdos dentro do Ensino de Ciências, como o tema transversal Meio Ambiente. Nesse contexto, foram realizadas cinco oficinas pedagógicas com alunos de cinco turmas do 6° ano da escola CEEEA Sesquicentenário, localizada no município de João Pessoa-PB, objetivando promover a sensibilização, o pensamento crítico para com os problemas ambientais e a adoção de hábitos sustentáveis no cotidiano dos alunos. A oficina 1 consistiu no desenvolvimento e utilização de um caça-palavras objetivando o conhecimento dos 7 R’s da sustentabilidade e discussão dessa prática pelos alunos, nos ambientes escolar e familiar. A oficina 2 promoveu a confecção de desenhos sobre o meio ambiente, seguido da aplicação de um jogo de tabuleiro denominado “Trilha Ambiental” e teve como objetivo incentivar o pensamento crítico frente aos problemas ambientais e a promoção de mudanças nas ações para com o meio ambiente. Os resultados obtidos revelaram certa dificuldade dos alunos para construir frases utilizando as palavras que compõem os 7 R's da sustentabilidade. Na oficina de confecção de desenhos foi possível identificar que a visão dos alunos sobre o meio ambiente está condizente com o conceito. Porém, no que se refere aos problemas ambientais, poucos alunos foram capazes de evidenciá-los. Em relação a aplicação do jogo “Trilha Ambiental”, os alunos tiveram bastante participação ativa, conseguindo responder sobre as perguntas relacionadas às problemáticas ambientais, embora não tenham evidenciado esses problemas na oficina de desenhos. Com a realização deste trabalho concluímos que a utilização de oficinas pedagógicas configura-se com estratégia eficiente na desconstrução e construção de conceitos relacionados à temática ambiental, despertando o pensamento crítico e reflexivo, dos alunos, frente aos diferentes problemas ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "658318f1a97b9_20122023134017.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => "2023-12-20 13:40:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANY LARISSA LIMA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAIANY"
    "autor_email" => "raaaylarissa1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100058
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7123
    "inscrito_id" => 11241
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO TEMA MEIO AMBIENTE NAS TURMAS DO 6º ANO"
    "resumo" => "Define-se oficina pedagógica como uma estratégia metodológica que permite a interação e troca de experiências entre educadores e educandos. Caracterizada por apresentar um enorme potencial pedagógico é uma estratégia eficiente, ao trabalhar alguns conteúdos dentro do Ensino de Ciências, como o tema transversal Meio Ambiente. Nesse contexto, foram realizadas cinco oficinas pedagógicas com alunos de cinco turmas do 6° ano da escola CEEEA Sesquicentenário, localizada no município de João Pessoa-PB, objetivando promover a sensibilização, o pensamento crítico para com os problemas ambientais e a adoção de hábitos sustentáveis no cotidiano dos alunos. A oficina 1 consistiu no desenvolvimento e utilização de um caça-palavras objetivando o conhecimento dos 7 R’s da sustentabilidade e discussão dessa prática pelos alunos, nos ambientes escolar e familiar. A oficina 2 promoveu a confecção de desenhos sobre o meio ambiente, seguido da aplicação de um jogo de tabuleiro denominado “Trilha Ambiental” e teve como objetivo incentivar o pensamento crítico frente aos problemas ambientais e a promoção de mudanças nas ações para com o meio ambiente. Os resultados obtidos revelaram certa dificuldade dos alunos para construir frases utilizando as palavras que compõem os 7 R's da sustentabilidade. Na oficina de confecção de desenhos foi possível identificar que a visão dos alunos sobre o meio ambiente está condizente com o conceito. Porém, no que se refere aos problemas ambientais, poucos alunos foram capazes de evidenciá-los. Em relação a aplicação do jogo “Trilha Ambiental”, os alunos tiveram bastante participação ativa, conseguindo responder sobre as perguntas relacionadas às problemáticas ambientais, embora não tenham evidenciado esses problemas na oficina de desenhos. Com a realização deste trabalho concluímos que a utilização de oficinas pedagógicas configura-se com estratégia eficiente na desconstrução e construção de conceitos relacionados à temática ambiental, despertando o pensamento crítico e reflexivo, dos alunos, frente aos diferentes problemas ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "658318f1a97b9_20122023134017.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => "2023-12-20 13:40:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANY LARISSA LIMA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAIANY"
    "autor_email" => "raaaylarissa1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Define-se oficina pedagógica como uma estratégia metodológica que permite a interação e troca de experiências entre educadores e educandos. Caracterizada por apresentar um enorme potencial pedagógico é uma estratégia eficiente, ao trabalhar alguns conteúdos dentro do Ensino de Ciências, como o tema transversal Meio Ambiente. Nesse contexto, foram realizadas cinco oficinas pedagógicas com alunos de cinco turmas do 6° ano da escola CEEEA Sesquicentenário, localizada no município de João Pessoa-PB, objetivando promover a sensibilização, o pensamento crítico para com os problemas ambientais e a adoção de hábitos sustentáveis no cotidiano dos alunos. A oficina 1 consistiu no desenvolvimento e utilização de um caça-palavras objetivando o conhecimento dos 7 R’s da sustentabilidade e discussão dessa prática pelos alunos, nos ambientes escolar e familiar. A oficina 2 promoveu a confecção de desenhos sobre o meio ambiente, seguido da aplicação de um jogo de tabuleiro denominado “Trilha Ambiental” e teve como objetivo incentivar o pensamento crítico frente aos problemas ambientais e a promoção de mudanças nas ações para com o meio ambiente. Os resultados obtidos revelaram certa dificuldade dos alunos para construir frases utilizando as palavras que compõem os 7 R's da sustentabilidade. Na oficina de confecção de desenhos foi possível identificar que a visão dos alunos sobre o meio ambiente está condizente com o conceito. Porém, no que se refere aos problemas ambientais, poucos alunos foram capazes de evidenciá-los. Em relação a aplicação do jogo “Trilha Ambiental”, os alunos tiveram bastante participação ativa, conseguindo responder sobre as perguntas relacionadas às problemáticas ambientais, embora não tenham evidenciado esses problemas na oficina de desenhos. Com a realização deste trabalho concluímos que a utilização de oficinas pedagógicas configura-se com estratégia eficiente na desconstrução e construção de conceitos relacionados à temática ambiental, despertando o pensamento crítico e reflexivo, dos alunos, frente aos diferentes problemas ambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.