Este resumo refere-se a uma síntese do artigo “Bem Viver Camaragibe, o fazer histórico na Educação Infantil: aprendendo com a Terra dos Camarás”, que teve como público alvo as crianças do 5º B e 6ºC, do Centro Municipal de Educação Infantil Judith Maria da Rocha, situado no Município de Camaragibe, região metropolitana de Recife-PE, com objetivo de conhecer a história e aspectos geográficos de sua cidade, através da ludicidade e oralidade, considerando como fio condutor o saber local. Pensar na Educação Infantil é entender que crianças aprendem em todo lugar, e nada melhor do que aprender com sua cidade, a partir das falas dos moradores mais velhos. “Educar para o Bem Viver: aprendendo com minha cidade”, tema anual que originou a temática deste artigo, uma sequência didática, com atividades tendo na interação e brincadeiras, eixos estruturantes da educação infantil e de modo que entendemos a História e Geografia na Educação Infantil para além de ampliar na criança o desenvolvimento das noções de representação e orientação de lugar, paisagem, lateralidade, espaço e tempo, e reconhecimento de suas raízes, mas consideramos a interação entre as crianças e a cidade, reconhecendo suas matrizes para pensar o presente e no que é necessário transformar, com estratégias de ensino que possam vir a ajudá-la no seu desenvolvimento cognitivo, cultural e social ao longo da vida. Este tema provocou nas crianças repensar qual é o papel de cidadão, o querer ser e fazer no futuro próximo, saber que devemos perpetuar a origem da história de um povo forte e determinado, que luta para que a sua ancestralidade não se perca com o progresso, nem deixe de valorizar cada um que contribuiu com a sua evolução história e social.