A INTERVENÇÃO ESCOLAR NO COTIDIANO DAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10080 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 468 "inscrito_id" => 926 "titulo" => "A INTERVENÇÃO ESCOLAR NO COTIDIANO DAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente artigo evidencia a experiência vivida durante um projeto de intervenção docente realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, Campina Grande – PB, o qual foi planejado durante o Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. O mesmo ocorreu por meio da utilização das novas propostas de ensino e também as já existentes, mas nem sempre utilizadas, bem como de técnicas que despertem a curiosidade de aprender Geografia de uma forma dinâmica, sem perder o enfoque do conteúdo didático. Nessa perspectiva, foram utilizados recursos didáticos, dentre eles destacam-se o data show, jornal local e a internet, a partir do cotidiano para representar o global de maneira que possa deixar claro para os alunos qual a finalidade de se trabalhar com determinados conteúdos, ou seja, em que contribui na construção do saber sobre os mesmos, pois não basta apenas reproduzir conhecimentos, mas o mais importante é saber qual a contribuição para a formação dos alunos. Ao utilizarem-se esses recursos percebeu-se maior interesse por parte dos alunos em relação à participação nas aulas, propondo alternativas em relação às dinâmicas e sendo integrantes das mesmas com muito entusiasmo. Com relação à pesquisa, houve aprofundamento teórico e prático do tema, contribuindo para a promoção da experiência docente e para uma visão mais compreensível em relação à geografia, modificando assim a forma do ensino tradicional criando um vínculo de extrema importância, para desenvolver o potencial de aprendizagem e troca de conhecimentos entre professor e aluno, que foram realizados através do estágio supervisionado propondo a oportunidade de aproximação e interação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_17_14_54_idinscrito_926_a8eb4f4afb40d5fb00a5bc71135d1a2e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIEDSON BARRETO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NIEDSON" "autor_email" => "niedson87@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10080 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 468 "inscrito_id" => 926 "titulo" => "A INTERVENÇÃO ESCOLAR NO COTIDIANO DAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente artigo evidencia a experiência vivida durante um projeto de intervenção docente realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, Campina Grande – PB, o qual foi planejado durante o Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. O mesmo ocorreu por meio da utilização das novas propostas de ensino e também as já existentes, mas nem sempre utilizadas, bem como de técnicas que despertem a curiosidade de aprender Geografia de uma forma dinâmica, sem perder o enfoque do conteúdo didático. Nessa perspectiva, foram utilizados recursos didáticos, dentre eles destacam-se o data show, jornal local e a internet, a partir do cotidiano para representar o global de maneira que possa deixar claro para os alunos qual a finalidade de se trabalhar com determinados conteúdos, ou seja, em que contribui na construção do saber sobre os mesmos, pois não basta apenas reproduzir conhecimentos, mas o mais importante é saber qual a contribuição para a formação dos alunos. Ao utilizarem-se esses recursos percebeu-se maior interesse por parte dos alunos em relação à participação nas aulas, propondo alternativas em relação às dinâmicas e sendo integrantes das mesmas com muito entusiasmo. Com relação à pesquisa, houve aprofundamento teórico e prático do tema, contribuindo para a promoção da experiência docente e para uma visão mais compreensível em relação à geografia, modificando assim a forma do ensino tradicional criando um vínculo de extrema importância, para desenvolver o potencial de aprendizagem e troca de conhecimentos entre professor e aluno, que foram realizados através do estágio supervisionado propondo a oportunidade de aproximação e interação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_17_14_54_idinscrito_926_a8eb4f4afb40d5fb00a5bc71135d1a2e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIEDSON BARRETO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NIEDSON" "autor_email" => "niedson87@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }