Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 280
O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA-E/LE ATRAVES DOS CONTOS DE FADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 4ª ANO DA ESCOLA PÚBLICA NACIDADE DE JOÃO PESSOA.

Palavra-chaves: ESPANHOL (E/LE), ENSINO, CONTOS DE FADA Pôster (PO) Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O referente trabalho faz parte do projeto de pesquisa e extensão, intitulado programa de apoio ao ensino de Línguas Estrangeiras no Ensino Fundamental e Médio – PAELE, da Universidade Federal da Paraíba que objetiva incentivar a docência nos alunos de graduação do curso de letras espanhol. Nosso propósito é relatar as experiências vividas com alunos do 4º ano no ensino/aprendizagem da língua espanhola por meio dos contos de fadas. O trabalho está sendo realizado na Rede Publica de ensino, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Pereira da Silva na cidade de João Pessoa. Os conteúdos estão sendo desenvolvidos a partir de diversos contos na língua espanhola, a través de leituras, imagens e vídeos, utilizando para isso os recursos audiovisuais. Sabendo da importância que a literatura exerce na formação cidadã de uma criança nos baseamos para realizar esse trabalho nos estudos de Candido (1995)o qual ressalta que a literatura tem o poder de desenvolver a capacidade da pluralidade dos sentidos; e ainda frisa que a literatura nos faz pessoas mais sensíveis e transitáveis na vida social do semelhante. Da mesma forma, nos embasamos nos estudos de Lajola (1993) que tratar a literatura como um importante exercício da cidadania, pois a “linguagem literária” desempenha o papel de alfabetizar seus usuários e tornar-los capacitados para o mundo da leitura. Gloria Bastos (1999) fundamenta nosso trabalho com os contos de fadas, para a referida autora a literatura infantil na primeira fase do ensino é de extrema importância porque os alunos estão desenvolvendo seus princípios morais e intelectuais. Além disso, a literatura infantil tem o poder de despertar a atenção e o imaginário infantil, o que pode ser trabalhado não somente conteúdos gramaticais no ensino da língua estrangeira, mas também questões em que abordamos valores que estão presentes no cotidiano do homem. Portanto, almejamos com esse trabalho possibilitar aos aprendizes uma aprendizagem significativa da língua espanhola, e que esse, possa conscientizar os professores da educação básica sobre a importância e a necessidade de se trabalhar em sala de aula os textos literários, porque por meio deles o professor possibilita ao aluno a construção da cidadania,a formação de um cidadão critico e desperta o interesse pela leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.