A reclusão de jovens na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) acarreta diversos desafios, como o das iniciativas educacionais. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho foi de potencializar espaços e oportunidades para que esses jovens que estão em situação de cumprimento de medidas socioeducativas, desenvolvessem sua capacidade de se expressar por meio da arte-educação. Para tanto, a metodologia utilizada considerou uma oficina organizada por graduandos da Universidade Federal do Pará que são bolsistas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), e desenvolvida na Unidade de Atendimento Socioeducativo(UASE) 3 da FASEPA, Ananindeua-Pa, criada ,oficina cujo título é “Música cultural: uma forma de educação", foi realizada em duas etapas, dois dias, na primeira etapa foi feita a leitura e a interpretação de três músicas (“Problema social”, “A vida é desafio” e “Filhos da diversidade”) na segunda etapa foi trabalhada a escrita com o auxílio de um fundo musical, estavam presentes na oficina quatro socioeducandos que aceitaram participar. Os resultados alcançados foram: perda parcial da timidez tanto dos socioeducandos quanto dos bolsistas PIBID, diálogo mais fluido, produção de três textos feitos pelos meninos em medida socioeducativa, troca de ideias e visões de mundo. Como conclusões deste estudo podemos inferir a importância da arte no trabalho educativo para trabalhar a expressividade e o desenvolvimento pessoal de cada jovem, como também para promover relações saudáveis, prevenir conflitos e oferecer oportunidades para uma reintegração bem-sucedida na sociedade.