O presente artigo tem como objetivo discutir fatores ambientais e pessoais que possibilitam a permanência e a aprendizagem de estudantes com deficiência do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio na Universidade Federal da Paraíba (NEJAEM - UFPB). Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Sendo assim, de modo a atingir os objetivos propostos e a partir do levantamento bibliográfico, foram elaboradas e realizadas entrevistas semiestruturadas, guiadas pelos pesquisadores com as estudantes surdas matriculadas, uma intérprete de Libras e duas professoras do núcleo. A partir das entrevistas realizadas, foi possível obter uma compreensão maior acerca das dificuldades e facilidades desses profissionais na atuação enquanto mediadores do processo educacional desses estudantes, pois, a articulação, comunicação e trabalho colaborativo entre professores e intérpretes é fundamental para facilitar a aprendizagem de estudantes surdos, bem como, o processo de inclusão desses estudantes dentro dos espaços escolares. Além disso, é possível observar que, os fatores externos dificultam a frequência das estudantes surdas nas aulas, portanto, gera um déficit de aprendizagem acerca dos conteúdos ministrados em sala de aula. Por fim, nota-se que, a falta de capacitações, cursos e formação continuada torna os professores inseguros de realizar suas práticas pedagógicas de forma inclusiva.