Esse trabalho tem por objetivo refletir as práticas pedagógicas, as experiências e os desafios vividos por uma estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia do CCHSA/UFPB, no desenvolvimento de suas práticas de regência no âmbito do Programa Residência Pedagógica. A referida experiência tem sido vivenciada em uma escola do município de Bananeiras – PB, na região do brejo paraibano, com crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental. A análise das práticas será feita por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, exigindo um olhar atento acerca das vivências e formas de interação com os discentes e outros sujeitos envolvidos nas observações participativas desenvolvidas na escola e regências realizadas em sala de aula. Particularmente, a nossa análise se fará refletindo o desenvolvimento da nossa função como residentes e os desafios e possibilidades que as experiências vivenciadas na escola tem me movido como estudante do curso de Pedagogia em processo de formação docente, tanto em sala de aula, como em outros ambientes desse contexto. Os aspectos observados se referem aos momentos de: preparação pedagógica da equipe; ambientação na escola; planejamento de aulas; observações participativas em sala de aula; atividades desenvolvidas como regência em sala de aula; socialização de saberes, entre outros. Os resultados de tais experiências até aqui apontados são indicadores dos desafios que à prática docente impõem a uma estudante de Pedagogia em processo de formação e de aplicação da práxis docente, as quais sugerem a compreensão sobre o meu papel como profissional reflexiva, aquela que no decorrer da vida profissional, constrói conhecimento por meio de reflexões, análises e problematização de suas práticas (GARRIDO; LUCENA). Tal reflexão, é o objeto, por excelência, desse trabalho.