A psicomotricidade pode auxiliar no trabalho de pedagogos e professores de educação física para atingirem seus objetivos de forma dinâmica e lúdica. Essa prática já é trabalhada de forma efetiva em clínicas de terapia para crianças com TEA (transtorno do especto autista), porém na educação básica é pouco trabalhada. Evidenciando assim, a importância de trabalhar: lateralidade, motricidade fina, motricidade global, equilíbrio e organização espacial na educação básica. A pesquisa teve como objetivo analisar os benefícios da psicomotricidade na aprendizagem dos educandos em idade escolar. O estudo se caracteriza como revisão bibliográfica, apoiada pelo aporte teórico: Griesinger ( 1843) Le Boulch (1966), Wallon (1925), Saboya (1988), Morais (2002), Bessa (2017), Monteiro (2013), Araújo (2019), dentre outros. Como resultados verificou-se que a psicomotricidade desenvolve habilidades motoras, de auxiliar professor para detectar e trabalhar de maneira individualizada no trabalho de aquisições fundamentais para progressão do ensino no ambiente escolar, além disso foi verificado que as escolas não ofertam a psicomotricidade como ferramenta de trabalho multidisciplinar e continuado para detectar atrasos motores e cognitivos de educandos.