Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATRIZES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99016
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5761
    "inscrito_id" => 2945
    "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATRIZES"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre matrizes utilizando o jogo “Qual é a matriz” como uma estratégia pedagógica, e discutir como essa alternativa pode influenciar o ensino aprendizagem de matemática. Para a realização desse trabalho foi construída uma proposta didática para o ensino de matrizes com a aplicação de jogos como sudoku, o jogo qual é a matriz e quizzes online para apresentar o conteúdo de matrizes de forma mais dinâmica e interativa, em que o aluno poderá testar e construir seus conhecimentos e que haja a possibilidade de aprender brincando e interagindo com os colegas. O objetivo geral deste trabalho é estimular o aluno de forma lúdica e dinâmica a aprender o conteúdo matrizes com a utilização do jogo e quiz, além de possibilitar uma visão crítica do mesmo. Assim como, buscou propor uma interação na turma, e assim, levá-los a reforçar o conhecimento e instigar o trabalho em equipe. A aplicação desse trabalho foi com estudantes da segunda série do ensino médio em uma escola cidadã integral técnica. Portanto, ao decorrer da aplicação da atividade percebemos que os estudantes se mostraram com muitas dificuldades, que sempre pediam dicas e transpareciam estar com dúvidas. Podemos perceber que este jogo foi importante, pois ao final da aula, os comentários foram positivos e a duração de tempo em resolver estava diminuindo a cada partida. Concluímos que, diante das observações feitas e outros pontos que destacaremos ao decorrer do trabalho, o jogo exerceu uma influência positiva no desempenho dos alunos em relação ao conteúdo abordado, bem como no interesse, participação e envolvimento na atividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2945_TB5761_02102023144458.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA SUÊNIA DE PONTES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Suênia Pontes"
    "autor_email" => "anapontes198@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99016
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5761
    "inscrito_id" => 2945
    "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATRIZES"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre matrizes utilizando o jogo “Qual é a matriz” como uma estratégia pedagógica, e discutir como essa alternativa pode influenciar o ensino aprendizagem de matemática. Para a realização desse trabalho foi construída uma proposta didática para o ensino de matrizes com a aplicação de jogos como sudoku, o jogo qual é a matriz e quizzes online para apresentar o conteúdo de matrizes de forma mais dinâmica e interativa, em que o aluno poderá testar e construir seus conhecimentos e que haja a possibilidade de aprender brincando e interagindo com os colegas. O objetivo geral deste trabalho é estimular o aluno de forma lúdica e dinâmica a aprender o conteúdo matrizes com a utilização do jogo e quiz, além de possibilitar uma visão crítica do mesmo. Assim como, buscou propor uma interação na turma, e assim, levá-los a reforçar o conhecimento e instigar o trabalho em equipe. A aplicação desse trabalho foi com estudantes da segunda série do ensino médio em uma escola cidadã integral técnica. Portanto, ao decorrer da aplicação da atividade percebemos que os estudantes se mostraram com muitas dificuldades, que sempre pediam dicas e transpareciam estar com dúvidas. Podemos perceber que este jogo foi importante, pois ao final da aula, os comentários foram positivos e a duração de tempo em resolver estava diminuindo a cada partida. Concluímos que, diante das observações feitas e outros pontos que destacaremos ao decorrer do trabalho, o jogo exerceu uma influência positiva no desempenho dos alunos em relação ao conteúdo abordado, bem como no interesse, participação e envolvimento na atividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2945_TB5761_02102023144458.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA SUÊNIA DE PONTES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Suênia Pontes"
    "autor_email" => "anapontes198@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre matrizes utilizando o jogo “Qual é a matriz” como uma estratégia pedagógica, e discutir como essa alternativa pode influenciar o ensino aprendizagem de matemática. Para a realização desse trabalho foi construída uma proposta didática para o ensino de matrizes com a aplicação de jogos como sudoku, o jogo qual é a matriz e quizzes online para apresentar o conteúdo de matrizes de forma mais dinâmica e interativa, em que o aluno poderá testar e construir seus conhecimentos e que haja a possibilidade de aprender brincando e interagindo com os colegas. O objetivo geral deste trabalho é estimular o aluno de forma lúdica e dinâmica a aprender o conteúdo matrizes com a utilização do jogo e quiz, além de possibilitar uma visão crítica do mesmo. Assim como, buscou propor uma interação na turma, e assim, levá-los a reforçar o conhecimento e instigar o trabalho em equipe. A aplicação desse trabalho foi com estudantes da segunda série do ensino médio em uma escola cidadã integral técnica. Portanto, ao decorrer da aplicação da atividade percebemos que os estudantes se mostraram com muitas dificuldades, que sempre pediam dicas e transpareciam estar com dúvidas. Podemos perceber que este jogo foi importante, pois ao final da aula, os comentários foram positivos e a duração de tempo em resolver estava diminuindo a cada partida. Concluímos que, diante das observações feitas e outros pontos que destacaremos ao decorrer do trabalho, o jogo exerceu uma influência positiva no desempenho dos alunos em relação ao conteúdo abordado, bem como no interesse, participação e envolvimento na atividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.