O presente estudo relata a experiência de um projeto no campo da extensão universitária, realizada em colaboração entre a comunidade acadêmica do campus II da Universidade Federal da Paraíba e alunos da Escola Estadual localizada na cidade de Areia (PB). O objetivo em questão foi articular os conhecimentos químicos utilizando experimentos de reações químicas (dupla-troca, síntese, deslocamento, oxirredução, endotérmica e exotérmica) para sensibilizar os alunos sobre a importância da educação ambiental. A presente pesquisa possui uma abordagem de caráter quantitativo e foi realizada com 24 alunos do 1º ano do ensino médio. O projeto foi dividido em cinco etapas: aula teórica sobre a temática, levantamento do conhecimento prévio dos alunos, contextualização sobre reações químicas vs resíduos químicos, atividade prática experimental e desenvolvimento de uma atividade laboratorial com questões objetivas referente a temática (pós -prática). A partir das análises percebemos que 85% dos alunos disseram já ter ouvido sobre a importância da educação ambiental nas escolas, porém desconhecem as formas de manuseio, separação e tratamento de resíduos químicos (25%). Além disso, quando questionados sobre a contextualização de conteúdos programáticos, a exemplo, reações químicas, 85% demostraram que não haviam estudado de forma interdisciplinar esse conteúdo no contexto da preservação ambiental e que a metodologia adotada despertou a motivação e o senso crítico em aprender conteúdos de química com atenção, sobretudo com conscientização ambiental. Por meio do projeto desenvolvido, conclui-se que, trabalhar a temática da educação ambiental e resíduos químicos por meio da experimentação com abordagem teórico-prática contribuiu para o conhecimento dos alunos a respeito da ciência Química em favor do meio ambiente. Em suma, ressalta-se a importância de articular os conteúdos químicos a temas de cunho socioambiental, com reflexões críticas acerca de atitudes/transformações positivas.