O Ensino Médio é considerado a terceira etapa da Educação básica e vem passando por modificações curriculares nos últimos cinco anos, principalmente a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). À vista dessas mudanças, este trabalho tem como objetivo apresentar as estruturas curriculares de ensino, que foram implantadas na Escola Estadual em Tempo Integral Juscelino Kubitschek entre os anos de 2018 e 2022. A escola fica localizada no município de Assú/RN, a 214 km de Natal. Surge como problemática da pesquisa uma reflexão a respeito da implementação de quatro modalidades de ensino e estruturas curriculares diferentes no período de cinco anos e os possíveis impactos destas constantes mudanças, no processo de ensino e aprendizagem, como também no planejamento do trabalho pedagógico e projeção de resultados da escola. Uma das características mais significativas em relação à reforma são as horas que foram adicionadas ao currículo, passando de 800 para 1400 horas, sendo 600 horas a mais na carga horária anual do novo ensino médio. Desse modo, os discentes ficam impossibilitados de realizar a maioria de suas atividades cotidianas fora do âmbito escolar, apesar das escolas disporem de inúmeras atividades que enriquecem sua aprendizagem. Assim compreender as realidades do estudante é essencial para evitar o abandono escolar. Isso significa entender as necessidades, interesses e desafios de cada estudante, como fatores externos. Criando um ambiente educacional melhor e mais adequado.