Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A VISÃO E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM – UM OLHAR SOBRE A STELLA.

Palavra-chaves: VISÃO, APRENDIZAGEM, LEITURA E ESCRITA Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

As dificuldades na aprendizagem podem estar relacionadas a diversos fatores, desde sociais, como problemas familiares, violência, trabalho infantil e outros; problemas físicos como dificuldades de visão, audição, dicção e ainda problemas psicológicos. Este projeto denominado de A visão e as Dificuldades no Processo de Ensino Aprendizagem tem por finalidade minimizar as dificuldades neste processo, através da prevenção de problemas da visão. A ideia surgiu a partir da observação das dificuldades que alguns alunos apresentavam durante as aulas, para executar pequenas tarefas como retirar anotações do quadro, escrever minimamente de acordo com os padrões da norma culta da língua portuguesa, mas principalmente, pelo baixo índice de empréstimos de livros por parte da biblioteca escolar, não por indisponibilidade, mas por falta de suposto interesse por parte dos escolares. A partir daí, a observação deu lugar à investigação. Foi então que decidimos convidar um profissional em Optometria, devidamente registrado nos Conselhos Nacional e Regional, para realizar uma verificação de acuidade visual monocular para longe e para perto, nos alunos inseridos nos 6º anos E e G da Escola Estadual Stella da C. Santos. Esta verificação teve como objetivo, não a aquisição de óculos ou lentes de contato, uma vez que o serviço foi gratuito, mas finalidade preventiva, servindo de estudos futuros sobre tais dificuldades. A verificação foi realizada em horário oposto às aulas. Após isto, informamos aos pais e/ou responsáveis sobre a importância de prevenir tais problemas, passando conhecimentos de como evitar determinados desgastes da visão e sua relação direta com o baixo rendimento escolar, e encaminhando-os aos serviços de saúde disponíveis. Também firmamos uma parceria com o serviço público municipal e a iniciativa privada, para que aquelas crianças que apresentavam casos mais graves de problemas visuais, pudessem adquirir os óculos (a baixo custo) e realizar o tratamento gratuito. Desta forma, pretendemos aumentar o gosto e prazer pela leitura, uma vez que a visão está diretamente relacionada com tal prazer.

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