A educação está cada vez mais sendo fundamental para o desenvolvimento humano, necessitando de um olhar holístico, desenvolvendo um processo ensino-aprendizagem omnilateral de formação do ser humano. O papel do pedagogo por sua vez também acompanha esse avanço e se amplia cada vez mais atingindo vários lugares onde se faz indispensável a presença desse profissional, seja em espaços formais de educação e não formais como em áreas empresariais, hospitalares, Organizações Não Governamentais (ONG), unidades prisionais. O objetivo deste artigo é analisar a atuação do pedagogo no processo ensino-aprendizagem de pessoas privadas de liberdade e projetos de intervenção desenvolvidos em presídios. A pesquisa foi exploratória de abordagem qualitativa, na modalidade pesquisa bibliográfica, buscando as publicações nacionais dos últimos cinco anos nas bases de dados Google acadêmico, CAPES e SciELO, com a atuação do pedagogo em penitenciárias masculinas e femininas brasileiras. É importante que o tema seja evidenciado, visto que através da ação pedagógica pode levar à autonomia e ao desenvolvimento integral do ser humano, sendo o pedagogo, um profissional indispensável para desempenhar esse trabalho pedagógico, amparado nos conhecimentos científicos da área, adquiridos durante a sua formação. O estudo ressalta a importância de intervenções efetivas do pedagogo no sistema penitenciário, que visem à ressocialização dos indivíduos e criem condições propícias para sua reintegração na sociedade. Uma ação educativa que tem uma responsabilidade social, política e humanística grande de inclusão e de construção do conhecimento, resgatando o sentido de cidadania, dos direitos humanos de pessoas que estão à margem da sociedade, mas que sairão ao término de suas sentenças e serão reinseridos nessa mesma sociedade.