Este artigo discute resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o estágio em gestão escolar do curso de Pedagogia da UFCG, o qual está fundamentado no princípio da indissociabilidade entre teoria e prática. O lócus da investigação foi uma Escola Municipal de Campina Grande-PB localizada em região social e economicamente vulnerabilizada. O objetivo da pesquisa foi analisar os entraves para a materialização do princípio da gestão democrática na escola, previsto na CF de 1988. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram revisão da literatura, análise documental, observações e entrevistas. Parte-se do pressuposto de que a gestão escolar enfrenta dificuldades para a materialização do princípio da gestão democrática por conta da pressão do neoliberalismo e da Nova Gestão Pública (NGP), reforçando na escola, princípios do capitalismo. Tendo em vista a obrigação prevista em lei de que a gestão escolar seja democrática, este trabalho tece discussões acerca desses temas, tomando como base para o diálogo autores de referência na área da gestão escolar. Encontramos diversos entraves para a efetivação desse princípio na escola, sendo eles, a influência da gestão patrimonial e da NGP, a grande sobrecarga de trabalho sobre a gestão e que os funcionários, partícipes inclusive do conselho escolar, possuem um conceito limitado sobre gestão democrática e democracia. Como conclusão, destaca-se a importância do estágio atrelado à pesquisa para que seja possível a compreensão dos fenômenos que acontecem no dia a dia das escolas, de modo a compreender de forma mais profunda a realidade e os entraves que impedem a efetivação do princípio da gestão democrática, apesar dos esforços realizados pela equipe diretiva e pelos funcionários. Ressalta-se, a necessidade de que cheguem à comunidade escolar informações e formações acerca de seus direitos para que possam conhecer e ocupar os canais de participação e cobrar pela efetivação de seus direitos.