A inserção das competências socioemocionais e das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação ao longo dos anos vem ganhando calorosas discussões, uma vez que as instituições de ensino precisam se adaptar aos novos modelos que vêm surgindo com o mundo globalizado. Nesse contexto, o presente trabalho partiu da seguinte questão problema: quais estratégias o professor pode adotar para estimular, através da utilização de TDIC, o desenvolvimento de competências socioemocionais dos educandos no ensino online? Elencamos como objetivo geral conhecer estratégias para estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais dos educandos no ensino online através da utilização de TDIC. A análise bibliográfica foi o principal meio metodológico para a construção deste estudo, recorremos ao campo teórico em que alguns autores e pesquisadores se manifestam sobre a temática propondo ampliar o espaço de questionamentos que possam levar a uma visão mais ampla da temática aqui apresentada. O presente estudo encontra-se na fase de análise e interpretação dos dados produzidos, estes estão sendo organizados e sistematizados com base na análise de conteúdo e na interpretação da Hermenêutica-Dialética. Por se tratar de uma pesquisa ainda em andamento os resultados serão compartilhados na versão final deste estudo, a ser apresentado no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU).